segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Lidando com as Angústias




            Uma lenda conta sobre um sultão que resolveu empreender uma viagem marítima num grande barco e junto com ele foram muitos cortesões. Bem no início do passeio um cortesão que nunca havia visto o oceano e nem estado em alto mar fica aos prantos gritando que vai morrer. Recusa-se a ser confortado por quem quer que fosse e passava todo o tempo gritando e chorando. O sultão, crendo que não havia remédio, já estava para ordenar que o barco retornasse quando um sábio que estava presente sugere que ele poderia dar um jeito no caso. O sultão dá a sua permissão e o sábio manda atirarem o homem desesperado no mar. Ele se debate e afunda, engolindo água salgada, retorna à superfície para se debater mais e afundar e assim foi algumas vezes. Depois o sábio manda o retirar do mar e ele passa a viagem inteira sem nem mais um grito porque aprendeu que estar no barco era maravilhoso comparado ao que viveu ao estar no mar.
            Essa lenda nos ensina sobre perspectivas. Quantas vezes achamos que estamos na pior situação possível e que não há mais chance de algo bom? Quantas vezes já decretamos nosso fim? Não foram muitas as vezes que deixamos de ver as coisas boas porque ficamos tão identificados com o que havia de pior? Todavia, por pior que pudessem ser nossas condições no momento sempre poderia piorar mais e saber tirar o melhor proveito do que se tem agora é fundamental para se viver bem.
            Um dos grandes problemas na vida é quando ficamos intensamente envolvidos com nossos medos e ansiedades que perdemos contato com a realidade. Nesse envolvimento com os medos nossas angústias tomam proporções indevidas e viram monstros enormes. Acreditamos que é o fim e que nada bom há de surgir novamente e nesses momentos não há palavras racionais que nos fazem mudar de ideia e rever e readequar o que se passa. Ficamos tão colados nas nossas ansiedades que enlouquecemos.
            Sem a presença de uma mente que seja capaz de pensar, essa loucura ganha corpo e domina todas as ações. A mente funciona como um espaço que permite se pensar de verdade sobre o que se passa. Experimentamos tantas perdas e dores em nossas vidas e se não houver um espaço interno onde tudo isso possa ser elaborado vamos ficar à mercê dos piores pesadelos. Medos e ansiedades fazem parte da vida e não conseguimos controlar, porém o que aprendemos a controlar é como vamos reagir quando estamos angustiados. Sem desenvolver a mente vamos sempre estar entregues aos piores terrores que podem existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário