sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Pergunta de Leitora - A Mãe Presente




Meu pai matou minha mãe quando eu era criança e desde meus 5 anos vivi privada da minha mãe. Hoje tenho 26 e estudei, tenho uma profissão e vivo bem. Meu pai está para sair da prisão e me escreveu que quer se encontrar comigo. Fui criada pelos meus avós maternos e nunca tive contato nem com meu pai nem com seus parentes. Me sinto uma verdadeira estrangeira com eles. Dou aulas de inglês e já fiz intercâmbio para aprimorar meu inglês e fiquei hospedada em casa de família. Nem no exterior me senti tão estrangeira quanto me sinto em relação ao meu pai e a família dele. Algumas pessoas dizem que devo dar uma chance a ele, que ele pode ter se redimido e tal, mas tenho dúvidas. Ele nunca me escreveu e pelo que sei jamais se importou comigo. Ele matou minha mãe por que ela decidiu se separar dele já que não conseguia mais viver a vida que ele levava. De roubos e de venda de drogas. Não sei o que fazer, só sei que sinto medo desse pai e aversão. Pode me ajudar?

            Que história triste! A mãe lhe foi roubada cedo e de forma trágica. Ficou sem a mãe porque esta resolveu dar um basta na relação com seu pai. Não suportava mais a vida que levava e ousou seguir adiante com sua resolução de separação. O preço foi alto demais.
            Apesar de ter perdido a mãe ela lhe deixou um presente. O presente de não ter se submetido a uma situação destrutiva para ela e para você. Ela arriscou cuidar do próprio desejo pedindo a separação, porém a violência do seu pai, que burlava a lei legal e com certeza burlava também a lei do respeito ao próximo, fez o que sempre fazia: transgredia. O seu pai obedece à lógica perversa que nega os limites e acha que tudo pode.
            Hoje ele está para sair da prisão e quer um reencontro que você não deseja e teme. Também pudera! Com essa história seria muito difícil ser diferente. O que ele quer não sabemos, mas está no seu direito tanto se encontrar com ele como dispensar esse encontro. Qualquer que seja a sua decisão o mais importante é que ela seja tomada com você livre e não submetida a nenhum imperativo. Ninguém pode dizer o que você deve ou não fazer. O que mais necessita é de apoio para a sua decisão e você deve buscar esse apoio de quem você confia: de familiares, amigos e até jurídico se necessário Talvez sua mãe não tivesse tido apoio quando ela decidiu pela separação.
            Só que a história da sua mãe já aconteceu e não é esta a sua história. A sua é outra que está sendo escrita à medida que você se reconhece e se reconstrói. À medida que pode até mesmo viajar longe para descobrir o que significa ser de fato família e compreender o que é ser estrangeira. Seu pai lhe tirou a mãe física, mas a sua mãe vive dentro de você e esta ninguém pode lhe roubar. Sua mãe não morreu em vão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário