sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Pergunta de Leitora - Apenas o Começo




Tenho 16 anos e estou perdidamente apaixonada por um homem de 25 anos. Quando meus pais descobriram meu namoro, que então era secreto, me proibiram de continuar namorando. O que faço? Ele é o homem da minha vida e não sei viver sem ele. O pior é que ele é muito bonito e sei que há tem tantas garotas dando em cima dele que tenho medo que ele acabe por se apaixonar por outra. Meu mundo está em crise e preciso dele. Como meus pais podem ser tão insensíveis ao meu amor?! Eles querem destruir a minha felicidade. O que faço? Estou desesperada.

            Aos dezesseis anos os problemas são sentidos em toda a sua intensidade e violência. A falta de experiência faz com que as paixões sejam fulminantes e dominadoras; e acabam por passar por cima da capacidade de pensar. O melhor a se fazer nesses momentos é conhecer mais profundamente o que se sente para poder realmente pensar.
            Não sei se os seus pais estão querendo destruir a sua felicidade ou se estão preocupados com você. Essa hipótese não lhe passou pela cabeça? Afinal, um namoro como o seu, que é tão jovem, com um rapaz mais velho pode despertar muitas dúvidas. É claro que a diferença de idade não é um fator determinante no sucesso de uma relação. É plenamente possível no seu caso esse relacionamento ir muito bem, só não precisa ficar desesperada.
            É óbvio que você pode viver sem ele, mesmo que não acredite ou sinta assim agora. Até porque você sempre viveu sem ele antes. Ele não é uma necessidade imperativa na sua vida. Mas quanto a saber se ele é o homem da sua vida, isso requer tempo, paciência e experiência. Você está iniciando a sua vida amorosa e há muito mais coisas ainda para você aprender. Não encare essa experiência como traumática. Aliás, é uma ótima oportunidade para você e seu namorado irem se conhecendo com calma e descobrindo mais, um em relação ao outro.
            Nenhum namoro tem a obrigação de dar certo e isso não significa o fim do mundo. É uma experiência válida e necessária qualquer que seja o resultado de um namoro. Agora, quanto mais desespero você sentir, mais peso é colocado nessa relação e isso pode sufocar qualquer relacionamento e também pode despertar em seus pais o medo de que você esteja perdendo a cabeça. Use isso tudo como uma experiência e uma aprendizagem para a sua vida que acabou de começar e não de acabar como você agora sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário