sexta-feira, 27 de maio de 2016

Pergunta de Leitora - O Próximo Passo



Estou casada há quase três anos e tenho 34 anos. Esse já é o meu terceiro casamento. Meu primeiro eu era muito nova e não sabia das coisas e assim me apaixonei por um outro homem que depois foi meu segundo marido. Depois ele se tornou alguém muito chato e me apaixonei pelo meu chefe e me casei com ele. Agora meu marido e eu brigamos muito, tal como aconteceu com meus outros ex-maridos e já estou com vontade de procurar outro homem. Sei que sou previsível e que isso está se repetindo, mas sei que já estou no caminho para trair meu marido, assim como fiz com todos. Muitos falam que as mulheres procuram um homem parecido com o pai, mas no meu caso não é assim. Quando era pequena foi meu pai que abandonou minha mãe, então se fosse para procurar alguém parecido com meu pai seria um cara que me abandonasse, mas é justamente o contrário, eu que abandono os homens e não sou nada como minha mãe que ficou chorando por anos. Só que eu sei que não tenho mais idade para ficar brincando e já estou estranhando, que neste momento, já queira de novo trair meu marido e ir em busca do próximo.

            O padrão de repetição você já reconhece, já fez essa associação e por isso quer agora entender o motivo desta repetição. Está se estranhando e percebendo que não mais tem tempo para brincadeiras, afinal a vida não é eterna e não dá para ficar se repetindo sem fim. Porém, mesmo sabendo desta sua compulsão à repetição ainda não consegue se livrar dela e teme ficar sempre na mesma.
            Essa compulsão só poderá ser resolvida à medida que você entender mais detalhadamente o que ela lhe significa. Uma das suas associações em seu email foi com a figura dos seus pais. Seu pai traiu sua mãe e abandonou você. Ao menos é assim que você sente. Também sente sua mãe como uma figura fraca, que não sabia se defender e se preservar e que ficou chorando por anos. Provavelmente você preferiu se identificar mais com seu pai do que com sua mãe. Não é que você procure homens como seu pai, mas talvez você tenha muito medo de ser como sua mãe.
            Preferindo o modelo do seu pai, que é visto por você como mais forte, você faz a mesma coisa. Só que agora é você quem está na posição de abandonar e trair. Essa compulsão à repetição deve lhe proporcionar uma dose de prazer por lhe permitir realizar uma vingança. Todos os homens, representantes da figura do seu pai, são agora traídos, humilhados e descartados, possivelmente como você mesma sentiu que seu pai fez com você e com sua mãe. Enquanto o prazer ficar retido nessa encenação de vingança fica difícil abrir mão da repetição.
            Agora, isso tudo são apenas hipóteses e nada mais além disso. Elas precisariam ser verificadas e trabalhadas mais a fundo. Para isso você precisa de uma análise. Só no encontro com um analista você poderá relembrar o seu passado e reconstruir a sua história. Que tal não mais brincar com a vida e usar seu tempo para saber mais acerca de si? Você já está pronta para parar de se repetir, senão não teria me escrito. Falta, agora, dar o próximo passo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário