segunda-feira, 23 de maio de 2016

Escolher uma Profissão: Vaidade ou Realização



            Na hora de se escolher uma profissão é aquele sufoco e apreensão. Primeiro, porque é preciso passar no vestibular, o que é trabalhoso, e depois porque escolher uma profissão é processo bastante complexo e que demanda uma boa dose de autoconhecimento para não haver arrependimentos futuros. Entretanto, uma das coisas que mais vejo que vem acontecendo com muitos jovens que decidem por uma determinada profissão é que a base de suas escolhas não está sendo o que cada profissão permite e exige, mas sim o quanto de status e poder uma determinada profissão oferece. Em vez de se buscar a realização busca-se a vaidade.
            Quantos são os que nem levam em conta profissões desafiadoras e necessárias porque optam por outra que não trará nenhuma recompensa pessoal, porém trará um alimento para a vaidade? Quem se deixa guiar pela vaidade é cego a si mesmo e tem grande chance de ser infeliz.  A auto realização deve estar sempre em primeiro plano, pois viver contrariado é uma das maiores causas de adoecimento psíquico. Por mais que a vaidade seja alimentada ela não traz verdade e psiquismo só pode se alimentar da verdade e cada um tem a sua.
            Antes mesmo de existir o profissional existe a pessoa. Fazer-se satisfeito consigo mesmo é coisa séria e exige que nosso compromisso com alguma atividade seja algo significativo. Escolher mal uma profissão é tal qual escolher mal um parceiro para a vida amorosa. A vida, nesses casos, pode se tornar insustentável e desagradável demais. Hoje em dia quando um relacionamento perde sentido há o divórcio que permite que cada um siga seu caminho de maneira separada e que consigam ser mais sábios em suas futuras escolhas. Isso também pode ocorrer quando alguém escolheu erroneamente sua profissão, é sempre possível mudar, porém quando a vaidade está presente, mudar e pegar outro caminho se faz bem mais difícil ou para alguns até mesmo impossível.
            A vaidade é uma pulsão existente em cada um de nós e bastante danosa. Para ela o que importa é o destaque sobre os outros. É o se sobressair em comparação com os demais pares para se achar melhor. A vaidade promove a desigualdade e os sentimentos de preconceito. Ao escolher uma profissão precisamos de verdade e não de vaidade. A profissão, seja ela qual for, deve estar sempre a serviço do desenvolvimento das potencialidades humanas e jamais ser fonte de desigualdades e comparações inúteis. Pena que isso não seja valorizado. São poucos os profissionais que realmente estão comprometidos com suas profissões de forma sincera. Quem sabe isso não pode começar a mudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário