sexta-feira, 8 de abril de 2016

Pergunta de Leitora - Vaidade, Inteligência e Estupidez



Sou aluna de psicologia e venho me deparando com coisas que me deixam pensativa. Tenho um supervisor que é altamente considerado. É pós-doutor, tem várias publicações até mesmo no estrangeiro e é venerado por muitos outros profissionais. Eu era uma dessas pessoas que estendia o tapete para ele passar. No começo ele é sempre um doce e parece que é bastante humilde, mas conforme o tempo foi passando fui percebendo que não era bem assim. Ele passa por cima de muita gente e julga todo mundo. Se acha bem mais inteligente que qualquer outra pessoa e faz escarnio de qualquer um que escreva ou diga algo diferente dele. Só ele tem razão. Me assusta ver que ele pisa nos outros e usa de sua posição de poder para se sobressair. Como pode alguém dedicado ao saber fazer tais coisas? Será que não se enxerga?

            Exatamente, ele não se enxerga e dificilmente se enxergará, pois para isso ele precisaria se desfazer da vaidade o que é muito difícil e para alguns, impossível. O que você não entende é que o ser humano pode ser contraditório. Uma pessoa inteligente pode ser completamente cega e surda e com isso se tornar estúpida. Inteligência e estupidez podem conviver juntas.
            Uma das coisas mais danosas que pode haver é a vaidade e esta se manifesta de variadas formas. Tem aqueles que se devotam inteiramente ao sucesso profissional, não porque se realizam de fato, mas porque o sucesso que atingem alimenta a ideia de que são melhores do que os outros. Há pessoas que se dedicam exclusivamente aos seus corpos e belezas como forma de se destacarem. Há também os que assumem uma vida falsamente espiritual como forma de se sentirem melhor que o resto. Outros desenvolvem um discurso politizado cheios de aparente razões, mas que se trata apenas de fanatismo. No mundo acadêmico a vaidade também ocorre.
            A vaidade intelectual faz com que o indivíduo se sinta superior aos outros como se fosse detentor de um saber que lhe confere grandiosidade e valor. Sobe num pedestal e dele vê e julga os demais. Sente-se acima de qualquer suspeita e de qualquer crítica. Para sustentar um modo de vida assim, tão onipotente e arrogante, necessita se cegar e ensurdecer para a realidade. O que conta para essas pessoas é apenas elas mesmas.
            Muitos procuram os títulos acadêmicos não devido a um sentimento de realização e sentido verdadeiro, porém porque isso lhes confere uma posição de destaque que é o que importa para eles. Eles usam de seus títulos como se empunhassem armas e não construção de saber. Infelizmente, pessoas assim são muito difíceis de mudar e enxergar outras perspectivas. Elas sentem que já sabem tudo, por que mudariam então? O que podemos fazer é observar essas pessoas e aprender como é vital colocar a nossa vaidade sob controle senão corremos o risco de ser assim e nos tornar ridículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário