sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Pergunta de Leitora - A Eleita



Vivo uma situação complicada. Sou a mais velha de três irmãs e tenho 27 anos. Meus pais sempre me favorecem em tudo. Para mim só tem elogios e se gabam das minhas conquistas como se fosse deles. Das minhas irmãs eles nada falam ou quando falam é para fazer alguma crítica. Me sinto mal em relação a isso tudo pois amo minhas irmãs e percebo que elas estão com ódio de mim. Nunca pedi e nem fico satisfeita quando meus pais preferem a mim do que minhas irmãs e não sei o que fazer. Não quero ser motivo de discórdia para ninguém na minha família. O que faço?

            Quando crianças queremos a atenção dos nossos pais 24 horas por dia sem interrupções. Não gostamos e não toleramos bem a presença de rivais como são, inicialmente, sentidos os irmãos. Queremos nossos pais e ponto. À medida que crescemos a atenção exclusiva dos pais por um único filho em detrimento de outro ou outros pode ser mais um peso do que vantagem.
            Isso ocorre porque quando um filho é eleito o favorito pode haver dois caminhos. Um é esse filho não crescer emocionalmente e ficar sempre na dependência das afirmações dos seus pais e com isso se faz arrogante e se sente, falsamente, melhor que os outros sejam eles irmãos ou estranhos. Este caminho é um convite para a imaturidade e pouca tolerância a frustrações. Fica-se uma eterna criança em termos emocionais.      
            O segundo caminho é este filho eleito com preferências se sentir sobrecarregado. Um peso enorme é posto em suas costas e ele deve sempre satisfazer as exigências que dele se espera. Um erro ou fracasso em alguma área da vida é sentido como se fosse uma verdadeira tragédia. Vive-se no limite de jamais deixar de ser o que dele se deseja. Como pode se ver nenhum desses dois caminhos é favorável a construção de uma identidade que busque a si mesmo.
            Ser eleita filha predileta lhe é uma prisão além de promover o desentendimento com suas irmãs. No entanto não precisa ser assim. Depende agora de você não mais ocupar essa posição. Se seus pais te colocam nessa posição é uma coisa, mas o que importa mesmo é a posição que você se põe. Se te cansa carregar esse peso é porque está na hora de deixa-lo de lado e ser você mesma. Quem sabe assim, ao escolher ser o que você é e não para o que foi eleita, a discórdia tenha um fim? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário