sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Pergunta de Leitora - Frutos



Não entendo bem essa estória de autoestima. O que é de fato autoestima? Como conseguimos tê-la? O que autoestima tem a ver com orgulho? Para mim é tudo muito confuso onde começa um e acaba o outro. O que você poderia falar de autoestima?

            Autoestima é assunto sério e que deveria ser fonte de muitas reflexões. Sem autoestima não há a menor possibilidade de haver felicidade, já que esta está ligada ao quanto de estima uma pessoa pode ter por si mesma. Porém, ao mesmo tempo que autoestima é algo importante ela é muito mal entendida.
            A autoestima está relacionada ao quanto uma pessoa pode dar para si própria e isso nada tem a ver com egoísmo ou arrogância. Aliás, pessoas egoístas nada têm de autoestima. Muito pelo contrário, elas são extremamente inseguras; nem gostam de si e compensam sua falta de autoestima com atitudes que aparentam fazê-las pessoas possuidoras de grande confiança e segurança. Vaidade não é amor, mas apenas um autoengano, uma defesa psíquica.
            Uma pessoa que tenha boa autoestima tem atitudes consigo mesma que valorizam o amor. São aquelas pessoas que criam condições de vida para si mesmas e para os outros de forma que propicie o desenvolvimento. Alguém que se esforça para ter boa saúde, do corpo e da mente, que busca aprender e se permite encantar com as experiências de vida é justamente aquela que mais tem autoestima. A verdadeira autoestima pode ser reconhecida pelas ações positivas que uma pessoa é capaz de empreender.
            Já uma pessoa que gasta mais o seu tempo reclamando da vida e das suas condições é carente de autoestima. Quem não se faz capaz de lutar por si mesmo, por seus sonhos e não busca se transformar para melhor, mas espera tudo cair do céu magicamente é alguém que não sabe se amar e por isso mesmo não cria a possibilidade de uma vida mais favorável. Numa passagem bíblica Cristo diz que é pelos frutos que se reconhece a árvore e refletindo sobre isso podemos entender que dependendo dos frutos de nossas atitudes, se estes nos são favoráveis ou não, é que podemos diferenciar arrogância vaidosa da autoestima benéfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário