sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Pergunta de Leitora - Como Bate o Coração



Já fiz três eletros e um holter e os exames deram ótimos. Mas sinto muito aperto no peito, falta de ar, um tipo de fechamento/pressão no tórax, coração acelerado e também coração mais lento ou talvez só é uma impressão de estar lento. Queria saber se mesmo após esses exames pode ser algum outro problema não detectado no coração, ou se é apenas ansiedade me afetando. Já fui duas vezes ao pronto atendimento e sai de lá com os médicos falando que eram ansiedade e síndrome do pânico.

         Você conhece os seus sintomas físicos, aquilo que sente. Interpreta todos esses sintomas como um problema cardíaco ou orgânico, vai procurar ajuda médica e lá ouve dos médicos que pode se tratar de ansiedade ou qualquer outra coisa relacionada à mente. Mesmo assim você não quer acreditar.
         O que será isso tudo? Provavelmente uma negação da mente e de sua importância. Você insiste no orgânico quando o que lhe falta é olhar para o lado mental. Enquanto a dimensão mental continuar sendo negada, muitos outros sintomas físicos você irá desenvolver.
         Ansiedade é um mal estar que não sabemos a origem e nem o sentido. O que você precisa é investigar o que de fato você está dizendo para você mesma com sua ansiedade. Esse aperto, que tão bem você reconhece no seu peito, está também na sua mente, mas dela você nada sabe. Você desloca o que sente para o corpo, ou seja, aquilo que pertence ao mundo subjetivo é transformado em concreto.
         Talvez o que esteja apertado e lento não seja o órgão coração, mas o coração sentimental. Como será que você vive, se relaciona, se encanta? Essas coisas você nada disse. Será que sobre isso não há registro? Vai precisar escutar o coração sentimental, ou seja, a mente, para poder tratar do que está acontecendo. Encontre um analista que te ouça e que te ajude a ouvir como bate e funciona um coração humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário