sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Pergunta de Leitor - A tribo é o mundo


Sou homossexual assumido e sou afeminado. Hoje em dia com a onda do politicamente correto ninguém pode nada e vejo dentro do próprio meio gay muito preconceito. Há gays que ficam muito irritados comigo porque sou afeminado. Querem que eu finja ser heterossexual. Segundo eles eu desgraço a causa gay porque as pessoas acabam achando que todo homossexual é tipo carnavalesco. Bom, sou afeminado, mas não curto carnaval. Quero ter o direito de ser como sou. Já sofri muitos preconceitos e continuo sofrendo, mas dos próprios gays já é um pouco demais. Sou e gosto de afeminados. É um crime tão horrível assim? Por que tanta censura assim?

            É triste quando os homossexuais precisam se afirmar do direito de existir e de serem quem são. Por exemplo, você iniciou seu email se apresentando como homossexual assumido, coisa que nenhum heterossexual faria. Ou algum heterossexual já iniciou um email escrevendo: “sou heterossexual assumido”?
            Isso ocorre porque mesmo que a liberdade atualmente esteja bem melhor do que já foi ainda há preconceitos que obrigam os homossexuais a terem que se afirmar, como se a orientação sexual não pudesse ser algo natural, porém algo que tenha que de alguma maneira ser justificado. Infelizmente, espera-se que os homossexuais se justifiquem homossexuais.
            Ora, quem precisa justificar ser de um jeito ou outro é porque não é livre e essa falta de liberdade encontra-se também dentro dos próprios grupos homossexuais. Existem vários grupos chamados de tribos: ursos, barbies, hipsters, drags, etc.. e o que ocorre é que muitas vezes os membros de um dado grupo não se dão bem e alimentam preconceitos contra membros de outras tribos. Agem assim acreditando que ser de um jeito é melhor do que de outro. Seja de que tribo for, de que orientação sexual viver, no fundo todos são pessoas, mas o medo de serem pessoas os impelem que se encaixem num grupo definido para não haver dúvidas de quem são.
            Gostamos e tendemos a procurar definições que nos digam quem somos e/ou como devemos nos comportar. Tolerarmos a condição humana é para muitos insuportável, afinal a condição humana é ampla demais e exige tolerar as incertezas. Os grupos ou tribos proporcionam a falsa sensação de certeza que muitos procuram. O efeito nocivo disso é a atitude de condenar aqueles que são diferentes já que a diferença implica em que há muitas maneiras de ser e que na vida não temos certeza de nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário