sexta-feira, 12 de junho de 2015

Pergunta de Leitor - Enfeitiçado


Tenho 29 anos e tenho um irmão de 26 anos. Moramos todos com nossos pais. Meu pai é ausente. Sempre está fora e quando está em casa nunca fala nada, nada diz e parece que nem é uma pessoa, mas um robô. Meu irmão tem sérios problemas. Ele nunca namorou ninguém e nunca sai de casa. Fica só com minha mãe. Eles parecem viver um relacionamento só deles e são muito fechados. Minha mãe vai ao supermercado, à feira, à igreja, aos médicos e em todos os lugares com meu irmão. Ele não faz mais nada além de estar sempre presente para minha mãe. Já convidei ele várias vezes para sairmos e até para paquerarmos as garotas mas nada. Acho que ele é gay. Apesar de não desejar isso para ele, enfim, continua sendo meu irmão, mas o problema é ele continuar só com minha mãe. Eles assistem filmes juntos, vão a restaurantes só eles. Não sei mais o que fazer pra ajudar meu irmão. Minha mãe fala que é ciúmes de minha parte mas não acho isso. Será que meu irmão pode virar gay por causa disso? Será que eu posso fazer alguma coisa? Tomara que você responda meu email porque não sei mais o que fazer.

            Entendo sua preocupação com seu irmão, pois você percebe que algo não vai bem no desenvolvimento dele e que a relação que ele e sua mãe vivem tem caráter muito limitante para ambos. Entendo também você querer ajudá-lo, no entanto a briga vai ser feia já que seu irmão se encontra numa posição muito cômoda. Posição cômoda não quer dizer que seja boa, mas esta posição é muito atraente e por isso mesmo você nunca o convencerá de nada. É ele mesmo que tem que se mexer para mudar de posição
            É claro que pode ser que ele seja gay, apesar de não sabermos. Uma pessoa pode acabar tendo orientação homossexual por várias razões. Uma delas é uma mãe tão sedutora, que ama demais o filho e não permite que ele saia para a vida. A mãe, nesses casos, ama o filho de forma tão intensa que o filho fica tão seduzido pelo prazer desse amor que não se sente propelido a procurar outros relacionamentos. O seu desenvolvimento fica imobilizado e ele fica com o emocional de um menino e jamais um homem. Afinal é o menino que quer a mãe só para si enquanto o homem arruma uma mulher para si.
            Como o filho tem seus caprichos atendidos e fica encantado com toda atenção que recebe da mãe, acaba por ficar acomodado e enredado nessa teia. Agora, veja bem, isso não ocorre conscientemente, mas inconscientemente, ou seja, sua mãe e irmão vivem isso sem perceber. Como você mesmo reconhece seu pai é um homem mais robótico do que humano e nunca se apresentou como uma companhia real para sua mãe, nem para você e seu irmão e ela focou e intensificou todos os seus afetos em seu irmão.
            Qualquer criança adora ser foco de suprema admiração e afetos e seu irmão se deixa então enfeitiçar por essa posição. Ao se ver como única fonte de satisfação materna, mais ele não vê necessidade de ir em busca de outras pessoas, principalmente outras mulheres. Se toda essa configuração tornou seu irmão homossexual não sei, mas certamente podemos ver que há muito aprisionamento em sua vida. Há pouco o que você possa fazer e qualquer intervenção que você faça soará como ataque. A única coisa a ser feita é estar disponível para ajudar seu irmão, como for possível, quando ele precisar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário