sexta-feira, 15 de maio de 2015

Pergunta de Leitora - Juntos até na dor


Minha mãe está doente e logo vai morrer. Meus filhos pequenos viveram muito com ela e a amam imensamente. Já conversei com eles que a vovó está mal e que logo ela não mais estará conosco. Eles não entendem bem isso, são pequenos, tem 8 e 5 anos. Eles já sentem a falta dela. Não quero que meus filhos fiquem frustrados com a morte dela e fiquem machucados. Alguns dizem que é melhor não deixá-los ir ao velório, mas eles já disseram que querem ir. Minha mãe está na fase terminal de um câncer severo, por isso sei que a morte dela é próxima e certa, mas não sei que fazer em relação aos meus filhos e o velório. Será que é muito ruim eles irem? Meus irmãos são contra, mas quando perguntei para minha mãe, e eu converso até sobre isso com ela, ela me disse para eu seguir o que tenho vontade, mas que ela acredita que não há mal nenhum e só quer o nosso bem. O que fazer? Por favor escolha meu e-mail para responder.

            Que bom que tenha uma mãe sábia que lhe permita espaço para você tomar as suas decisões sem nenhuma imposição. É maravilhoso que você consiga conversar com ela sobre tantos assuntos, até mesmo os mais dolorosos. Nem sempre assuntos que trazem dor são vivenciados, mas são negados como se não falar deles significasse que eles não existissem. A morte é mais uma coisa da vida, inevitável e incontrolável. Fugir de falar sobre ela, quando necessário, não é bom e só torna tudo pior.
            Assim como não devemos evitar o assunto da morte, mesmo daqueles que nos são queridos, as crianças também têm o direito de vivenciar algo tão natural quanto complexo. Velório e falar sobre a morte jamais devem ser impostos às crianças, mas quando elas manifestam interesse e curiosidade elas devem ser acolhidas. Seus filhos viveram com sua mãe, amam-na como você bem o disse, então por que privá-los de viver todo o processo?
            Esconder algo tão importante assim de uma criança que quer saber o que está se passando com quem ama é dificultar o entendimento da vida. Perdas fazem parte da vida de qualquer um, inclusive das crianças e quanto mais a perda puder ser sentida como algo natural à vida, mais compreensão poderá advir. Frustrações são elementos da vida e se nos propusermos a resguardar fortemente as crianças das frustrações inevitáveis estaremos fazendo mal ao seu desenvolvimento.
            Há a idéia de que uma criança não tem como acolher o conceito de morte, mas isso é uma falsidade. Se seus filhos querem viver esse processo de despedida da avó é o direito deles. Você pode acolhê-los nesse momento e estar com eles. A dor é de todos vocês e se vocês puderem se apoiar estarão promovendo o amor e a compreensão. Por que separar quando vocês podem viver algo que certamente é importante e que pertence a vocês? A vida vivida junto, até mesmo nos momentos difíceis, é sempre mais rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário