sexta-feira, 13 de março de 2015

Pergunta de Leitora - Não só uma maneira



Sou seguidora do pensamento oriental que acho bem mais evoluído. Se todos entendessem e praticassem o budismo e o hinduísmo o mundo seria bem mais justo, porque saberiam da existência do carma e que na próxima vida teriam que pagar pelo o que fazem nessa. Quero sempre viver um bom carma para que numa próxima vida eu tenha uma vida melhor. O carma é assunto sério e entendê-lo é a única via possível para se estar bem na vida. Você não concorda? O que acha de se estabelecer a sabedoria oriental nas escolas como disciplina obrigatória? As crianças seriam educadas de forma bem melhor.

            As pessoas são diferentes uma das outras e o que serve e encanta uma determinada pessoa não necessariamente servirá e encantará outra. Por isso mesmo os caminhos são vários e querer estabelecer apenas uma única via é perigoso e empobrecedor. Assim começam as ditaduras e o pensamento dogmático. A variedade é sempre a melhor opção.
            O pensamento oriental é riquíssimo e quando pensado de forma não dogmática tem muito a nos ensinar. No entanto, a sabedoria do oriente não pode ser visto como remédio universal, aquele que dá fim em todos os males e que tem todas as respostas. Acreditar que algo tem a cura mágica para tudo é ilusão e esta não tem nada a ver com a realidade e só podemos viver a realidade.
            Na parte oriental do mundo também há injustiças e cenas tristes. Não é um mar de rosas como seria de se esperar. Ter uma sabedoria e por outro lado vivê-la são coisas diferentes e em muitos casos a diferença entre as duas é um abismo. Entretanto, o mundo não será um lugar melhor trocando uma coisa por outra, mas apenas a medida que as pessoas puderem modificar seus pensamentos e viver de forma mais amorosa. Só que isso não se dá através do dogma e também nem se dá rapidamente.
            Quanto ao conceito de karma ele é muito mal compreendido. Karma quer dizer ação, ou seja, somos responsáveis por nossas ações nessa vida mesmo, dentro da nossa realidade. Somos responsáveis sobre o que fazemos conosco e com os outros, pois toda ação sempre causa uma reação. O conceito de karma leva a importância de estarmos atentos ao que fazemos e não agir apenas por impulsos, leva a que refinamos nossas ações. Na linguagem psicanalítica seria dito deixar um estado de inconsciência para um de consciência. Em si não tem nada a ver com outra vida, mas com o que fazemos nessa que é a nossa realidade em que de fato vivemos. Quando um conceito encontra a realidade aí sim pode haver algo fértil e verdadeiramente transformador. Conceitos sem realidade ficam apenas na teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário