sexta-feira, 20 de março de 2015

Pergunta de Leitora - Mãos na terra


Sei que posso ser feliz, sinto isso. Só não sei como. Tenho bons recursos tanto financeiros quanto internos para ser feliz, mas de algum modo sinto que me desperdiço. Não sei por que e como isso acontece. Só sei que é assim. Me zango muito facilmente com as coisas e com as pessoas, você não faz ideia, mas sinto e sei que tenho um bom coração. Não sei expressar todas as coisas boas que tenho, e isso me assusta muito, só sei que o que acaba por aparecer é meu lado feio. Como mudar tudo isso? Como ser feliz de fato?

            A felicidade, ou seja, o bem estar psíquico pode estar ao alcance, mas o que impede que seja alcançada são os obstáculos que muitas pessoas colocam em seu caminho. Você expressou isso quando compreende que pode ser feliz e que tem condições para tal, mas sente que algo em você impede isso de acontecer.
            Nessas horas precisamos nos interiorizar, nos voltar para a nossa própria história para entender como as coisas estão como estão. Quais são os obstáculos que erguemos e com que finalidade? Resposta que só poderá ser encontrada quando se ousa deixar o inconsciente falar. Sim, porque é o inconsciente que devemos buscar para trazer luz sobre o que nos impede de estar bem. O que você quer é a análise, é aprender a se escutar para se entender.
            Você sabe que internamente há coisas boas, porém não consegue ter acesso a elas ou pelo menos o acesso que possui é muito precário. Zangar-se facilmente e se aborrecer é certamente uma baixa tolerância a frustração. Você quer evitar tudo aquilo que lhe causa desprazer, quer se livrar do trabalho que é pensar sobre as experiências de vida e transformá-las em algo proveitoso para a sua evolução. Você quer crescer, mas sem ter muito trabalho. Deseja uma colheita farta só que não quer mexer na terra.
            Ao aprender a aumentar o nível de tolerância à frustração poderá refletir mais sobre si mesma e terá mais condições de se expandir. Não ficará mais empacada na posição da ignorância que é não poder utilizar seus recursos para o seu crescimento. Você já assumiu que não sabe o que lhe acontece e isso é bastante favorável, pois quem assume que não sabe abre espaço para a construção de um saber. Procure ajuda para se ver livre e usar suas potencialidades de forma mais sábia e proveitosa. A vida é preciosa demais para não sermos felizes e a liberdade nunca vem gratuitamente, mas apenas como resultado de todo um trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário