sexta-feira, 27 de março de 2015

Pergunta de Leitor - Aprender a se amar


Tenho 25 anos, sou bacharel em Ciências Contábeis e há 2 tornei-me policial militar, que era um sonho antigo desde a infância. Fui criado pela minha mãe com dificuldades, pois meu progenitor a abandonou grávida quando soube da minha existência. Tenho sofrido muito, não sou feliz e não acredito mais em felicidade e família. Vivo constantemente com crises de depressão que vão e voltam. Já tentei tratar, mas o dinheiro não “aguentou”. Não tenho parentes, minha vida é extremamente sozinha. Fui criado com formação cristã protestante e isso também dificultou as coisas para mim, principalmente nos relacionamentos com mulheres. A propósito acho que é isso que me angustia: nunca namorei, não conheço o amor, antes ainda saia e “ficava” mas depois de certo tempo me vi preso aos estudos e trabalho para sustentar a casa desde os 17 anos. Meu dinheirinho escorria pelas minhas mãos para pagar as contas e eu sempre sozinho, pois afinal de contas que moça vai querer um idiota que vive trabalhando e mora com a mãe. Para saciar momentaneamente minha necessidade sexual procurava prostitutas e por fim também travestis, sentia revolta, repúdio, nojo de mim mesmo quando terminava o ato. No meu coração ainda bradava o sonho quase utópico de ter uma família normal. Mas quando chegava em casa o choro descia sobre meu rosto. Não me considero um homem de assunto, sinto vergonha, não tenho aquele papinho malandro pra conquistar mulheres e isso me faz sofrer demais. Prendo criminosos armados, corremos riscos de morte nas madrugadas perigosas da cidade, mas me acovardo diante de um encontro, fico pensando que não vou ter assunto, sem falar que também penso que eu não deveria ter nascido, penso recorrentemente em morrer, me ajude.

            O que mais chama atenção em seu email é a maneira como você se refere a si mesmo. Está repleto de auto ódio e isto vem lhe sendo bastante prejudicial. Você se vê com olhos muitos duros e se trata de forma muito cruel, o que mostra que precisa aprender a ser mais generoso consigo. Falta-lhe amor próprio e sem este nossa vida fica muito intolerável e nossas experiências ficam todas contaminadas com o desânimo e a desesperança. Você nunca teve oportunidades de aprender a se amar, apenas sabe como é se repudiar e com isso fica preso num ciclo vicioso de auto ódio. Vai ser preciso quebrar esse padrão e construir outro mais favorável.
            No seu discurso sobre si as únicas coisas que você conhece são ruins e negativas. Parece desconhecer características muito importantes e saudáveis como a sua sensibilidade, inteligência, esforço e persistência. A sua vida, como você mesmo sabe, teve muitas dificuldades e mesmo assim você se tornou alguém com duas profissões! Acha que é pouca coisa? Sustenta a casa desde uma idade precoce e é alguém que dá conta de muitas responsabilidades. Interessante que isso você não reconhece, já que consegue olhar tão somente o que não te favorece. Se conseguiu tantas coisas como resultado do trabalho duro foi devido à sua força e empenho e isso demonstra que há em você algo muito bom e precioso, uma pulsão de vida, que precisa ser cultivada e desenvolvida.
            Você se apresenta como não sendo um homem de assunto e faz pouco de si. Está identificado, provavelmente, com o passado onde seu pai abandonou você e à sua mãe. Com ele não teve “assunto” e nem conversa; ele nunca levou vocês dois a sério e é justamente o que você hoje faz consigo mesmo. Você nunca aprendeu a se levar a sério de verdade. O passado, entretanto, não há como mudar, mas o presente pode e deve ser transformado para que lhe seja mais benéfico e justo. As dores pelas marcas passadas são inevitáveis, porém o sofrimento no tempo presente pode ser opcional.
            Quando você diz que o dinheiro não “aguenta” e escorre pelas suas mãos não é apenas o dinheiro físico e concreto que você se refere, mas ao fato de que não consegue manter um investimento afetivo consigo. Todos os auto investimentos se perdem e fica apenas um auto olhar depreciativo. Agora, saiba que não é a sua vida que precisa mudar, mas o discurso que você tem de si, ou seja, precisa transformar a maneira que você se vê e se concebe. Uma psicoterapia lhe é fundamental para que você escute o seu discurso, compreenda-se e passe a se acolher e construir-se de uma nova maneira. Vai ser preciso se aguentar e não deixar-se escorrer porque assim você só se perde e fica longe da pessoa que realmente é. Está mais do que na hora de transformar esse nojo que você sente de si por algum sentimento mais verdadeiro e justo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário