sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pergunta de Leitora - Quem não tem cão caça com gato


Quero ser psicanalista. Sempre gostei de tudo relacionado a mente. O problema é que sou pobre e não tenho dinheiro para fazer uma análise. Sei que para ser psicanalista é preciso fazer análise, mas como fazer não tendo dinheiro? Quem faz análise é rico e não tem nenhuma preocupação financeira. Fazer análise é para rico e ser psicanalista também. Isso tudo me deixa muito frustrada e um pouco desanimada com a vida. O que eu quero não posso ter e o que tenho não me satisfaz. Sei que posso ser uma boa psicanalista, não quero parecer orgulhosa, mas sei que tenho talento para isso, mas não tenho condições. A psicanálise é muito elitista. Só a elite pode ter acesso. O que posso então fazer?

            O foco da sua atenção está todo centrado na questão financeira e pouco voltado às suas condições. Você fala como se ter dinheiro definisse tudo e mais nada estivesse em jogo. A questão não se trata de ter dinheiro ou não, mas de você se permitir trilhar o caminho.
            Dinheiro e auto-valorização parecem ter se tornado sinônimos para você, o que é prejudicial. Há pouca auto-valorização em você e atribui isso ao fato de não possuir dinheiro. Há um ditado que diz Quem não tem cachorro caça com gato, e se faz necessário você entender o que isso significa. É inegável que dinheiro traz certos confortos, porém o que vai te possibilitar caminhar não é o dinheiro, mas a sua disposição para caminhar.
            Na sua frase “o que eu quero não posso ter e o que tenho não me satisfaz” mostra o quanto você desconsidera a sua capacidade de poder aproveitar o que tem. Se você não se permite se satisfazer com sua própria mente fica mesmo difícil trilhar qualquer caminho que seja. Você mesma disse o quanto sabe que pode ser uma boa psicanalista, então por que não utilizar isso e trabalhar com o tempo para que as coisas aconteçam? Crie condições para se tornar aquilo que acredita. Lamentar e se fazer de vítima não te ajudará nisso.
            O que torna alguém psicanalista não é só o fato de fazer análise, mas quando se usa a própria mente para se pensar a angústia. Não ter dinheiro lhe é sentido como angústia.  Em vez de se imobilizar por isso é preciso pensar sobre isso e criar condições para que isso não continue a ser um problema. Hoje você está identificada com a posição da vítima, sente pena de si mesma. Enquanto não passar à posição de sujeito nada mudará. Assim que for possível poderá fazer sua análise. Use o tempo a seu favor e não como seu inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário