segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Um Ato de Coragem


O pior inimigo da sabedoria não é o não saber, mas a ilusão da sabedoria. (Stephen Hawking)

            Admitir o próprio não saber é bem mais difícil do que em princípio parece. Porque essa posição nos coloca em falta e não gostamos nada de estar em falta, tanto que procuramos muitas coisas para colocar no lugar mesmo que essas coisas não nos sejam verdadeiras e nem acrescentem nada. Tendemos a tampar o sentimento de falta e nessa atitude podemos errar feio e nos prejudicar.
            E com o quê costumamos esconder o sentimento de falta? Com a ilusão é claro. A ilusão, que nesse caso é a arrogância, é o falso sentimento de que nada falta, de que estamos completamente preenchidos. Isso é perigoso porque causa um engano e impede um verdadeiro saber ser criado. O arrogante vive na ilusão de que já sabe tudo, de que pode tudo e passa a adotar uma posição muito cruel para com ele mesmo e para com os outros. Quem se considera sabendo tudo e podendo tudo julga e se aprisiona aos preconceitos, o que termina por ser crueldade. Ele age assim pois teme se ver na posição de não saber, então rapidamente profere uma sentença  que lhe dá a falsa sensação de estar de posse de algum saber, mesmo que essa sentença seja prejudicial.
            Outro problema da ilusão da sabedoria, ou seja, da arrogância é que ela impede um verdadeiro desenvolvimento. Quem acredita já tudo possuir não vê razão para ir em busca de nada, não abre espaço dentro de si para que algo possa ser acolhido e vir a gerar novos conhecimentos. A mente de quem faz uso da arrogância fica estéril, nada novo brota e cresce. A pessoa fica empacada no seu desenvolvimento e a vida fica cada vez mais sem graça já que o que traz encantos para a vida é o viver coisas novas. A arrogância, essa ilusão tão perigosa e limitadora, é um dos maiores entraves a vida que podemos encontrar.
            Já o estado do não saber carrega dentro de si uma possibilidade e uma potencialidade, pois quem não sabe vai atrás de saber e nesse movimento um novo saber pode ser construído. Quem ousa trilhar a estrada do não saber tem a chance de encontrar no caminho elementos novos que quando acolhidos se transformam e mudam a vida. O não saber passa a ser o saber. Entretanto, para que esse processo ocorra é necessário coragem para admitir o não saber e com o tempo ir construindo algo verdadeiro para colocar no lugar do não saber. Para se desenvolver e se autoconhecer é sempre preciso um ato de coragem. 

Um comentário:

  1. Ótima matéria...arrogância e ilusão, longe disso. Infelizmente existem pessoas assim, e acabam morrendo assim também!!!

    ResponderExcluir