sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Pergunta de Leitora - Alerta Urgente


Moro na cidade de São Paulo e descobri seu blog e me veio uma urgência imediata e inexplicável de lhe fazer uma pergunta e ser rapidamente respondida. Tenho 25 anos e trabalho com fonoaudiologia, sou solteira e tive poucas experiências amorosas na vida. Faço terapia com um psicólogo há mais ou menos um ano e eu me apaixonei por ele. Perdidamente. Teve uma sessão que eu contei dessa paixão por ele e que eu imaginava nós dois juntos passeando e vivendo juntos. Ele não falou nada, mas depois dessa sessão ele mudou comigo. Na ultima sessão ele se levantou e se deitou ao meu lado no divã, sem dizer nada. Fiquei paralisada e não sabia o que fazer. Ele depois de um tempo se virou para o lado e me beijou, mas eu não gostei disso. Ele falou que devíamos passar para outro tipo de tratamento. Não sei mais o que fazer. Saí muda e gelada da clinica dele. Por favor responda meu email o mais rápido possível porque estou desesperada.

            Eu também sairia gelado e acrescentaria muito bravo desse consultório caso isso acontecesse comigo. Isso aliás é crime, pois é um abuso não só apenas pelo código de ética da psicologia como também um abuso emocional que se pratica com o paciente. Aqui neste blog não digo jamais o que alguém deve fazer, pois cabe a cada um descobrir o que lhe convém e faz sentido, porém sou obrigado a lhe dizer, por questões humanas e profissionais, que você deve correr dessa clínica de loucuras o mais longe possível. Porque o que lhe aconteceu não é coisa que pode acontecer!
            É natural que um paciente se apaixone por seu terapeuta. Isso acontece com muita frequência aliás. No seu caso levanto a hipótese e é apenas uma hipótese que sua paixão por ele era como uma maneira de aprender a lidar com seus sentimentos. Como você mesma disse teve poucas experiências amorosas e estar com um homem te ouvindo e lhe dando atenção fez com que você se apaixonasse. Nada demais nisso tudo e nada demais também ao falar isso para o seu terapeuta. Ao psicoterapeuta cabe acolher com muito respeito e cuidado essas emoções para que elas possam ser trabalhadas e você ter um conhecimento maior de si mesma.
            Quando essas emoções são trabalhadas adequadamente lhe permite que você entenda que no fundo nunca foi pelo psicoterapeuta a sua paixão. Ele apenas serviu como um depositário dessas emoções para que você pudesse se reorganizar internamente para depois se relacionar na sua vida com alguém que de fato você pudesse viver uma relação amorosa. O psicoterapeuta TEM que saber disso e aceitar isso e se há problemas nessa área é porque está faltando análise pessoal que ele precisa procurar. Daí a importância dos psicoterapeutas serem analisados. Caso contrário ele pode se confundir ou se perverter e achar que pode assumir um papel que não lhe pertence.
            Algo dentro de você soou um alerta urgente tanto que me pediu desesperadamente que te respondesse o mais rápido possível. Você se sentiu mal com o que lhe aconteceu porque intuiu que essa atitude dele era loucura total e que você estava sendo colocada em perigo. Isso é um bom sinal de autopreservação. A relação psicoterapêutica é e deve ser íntima, mas isso não implica a intimidade da relação sexual. Deve ser um espaço onde você se sinta segura para viver o que precisa, sem temer um abuso. O psicoterapeuta tem o dever de ser digno e respeitoso com quem atende. Não perca mais tempo e procure alguém que possa realmente te ajudar e ser de verdade um profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário