sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pergunta de Leitor - O tempo é uma perspectiva


Sou um cara inteligente e conto até com bons recursos financeiros. Tenho sofrido vários problemas de saúde que meu médico diz que é de fundo psicológico e ele queria que eu fizesse uma psicoterapia. O problema é que no passado já fui a uma psicóloga e não gostei. Ela dizia tanta bobagem que em três sessões não agüentei mais ficar. Minha gastrite está me matando, minha alergia me atacando e não consigo dormir bem. Mas não sei como uma “conversa” poderia me ajudar. Me dá a sensação de ser perda de tempo e tenho coisas mais importantes para fazer. Meu trabalho está a mil e não posso ficar parando coisa séria apenas pra ir falar com alguém. Não tenho tempo mesmo, senão tentaria só pra relaxar, mas não há tempo. Será que tem alguma terapia por computador, que seja rápida e útil?

            Você até pode ser inteligente, porém não é sábio. Nem sempre inteligência e sabedoria andam juntas e quando existe um desequilíbrio muito grande entre essas duas a vida corre um risco. Esse me parece ser o seu caso. Você corre um risco, mas prefere fechar os olhos para aquilo que te desagrada. Se repensar essa posição poderá ganhar tempo.
            Sua gastrite está te matando, sua alergia está te atacando, o sono lhe foge e seu médico já descartou algum problema orgânico e afirma na importância de se voltar para a sua mente. Que sinais mais você está esperando? Vai postergar a sua saúde até quando? Ou espera que seus problemas se resolvam sozinhos sem que você nada tenha que fazer? É uma atitude irresponsável e o preço dela pode sair muito alto.
            Quando você afirma e reafirma que não possui tempo você quer convencer a si mesmo a fechar os olhos para coisas que precisam ser vistas. Talvez agora você até consiga conviver relativamente bem com sua gastrite, alergia e outros sintomas. Mas até quando e a que preço vai manter um estado de mente tão precário? Há um sentimento de onipotência da sua parte que acha que consegue dar conta de tudo e que procurar uma conversa é revelar uma fraqueza. Provavelmente há um medo, muito grande, de estabelecer um contato mais real consigo mesmo e em bases mais realistas.
            Não sei dizer se a psicóloga que você conheceu pôde te escutar, mas ao encontrar alguém que saiba te escutar terá muito a ganhar. Poderá abandonar as fantasias de onipotência e mudar o relacionamento que tem consigo, ou seja, poderá se abrir a novos conhecimentos de si mesmo e ver como eles te influenciam. Será mais responsável com sua vida mental e até física. Para isso se faz necessário que vá à sua psicoterapia de peito aberto e sem pré-julgamentos. A vida é importante demais para ser desperdiçada porque não se tem tempo e tempo é uma questão de perspectiva. Reflita sobe isso e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário