sexta-feira, 13 de junho de 2014

Pergunta de Leitora - Auto-Aceitação


Tenho uma amiga que me deixa muito mal. Explico. Ela sempre consegue dar conta de tudo, do trabalho da casa, dos filhos e jamais parece ficar cansada. Acho que fico com inveja, pois tenho que me esforçar muito e fico bem cansada quando tenho tanto afazeres. Já para ela tudo parece ser fácil. Quando fiquei doente e perguntei para ela quando havia sido a ultima vez que tinha ficado doente ela me respondeu que não tinha tempo para ficar doente. Quando pergunto se ela fica triste ou para baixo algumas vezes ela me responde que não tem tempo para ficar mal. como ela consegue? Por que eu não consigo ser desse jeito? Queria tanto ser mais forte assim como ela. Me sinto fraca, pois eu me entristeço as vezes e também fico doente as vezes. Como desenvolver a mente para ser forte?

            É comum alguém se comparar a uma outra pessoa, apesar de isso nunca ser um bom negócio, já que cada um tem a sua história de vida, que é única, e as suas particularidades. Somos como somos e não podemos ser como o outro é. Ao invés de nos aborrecermos por não sermos de um determinado jeito temos muito mais a ganhar se aprendermos a aceitar nossa natureza e desenvolver o que há de bom.
            Quando você se compara com sua amiga você acaba se colocando em desvantagem porque ela pode lidar com as coisas de um jeito, aparentemente, melhor. Queria ser como ela quando só pode ser você mesma. Você dá valor à sua amiga e à maneira dela de viver e pouco considera a sua maneira de ser. Falta-lhe desenvolver mais amor por você mesma e também um olhar mais crítico e realista das coisas.
            Com um olhar mais crítico e realista poderia ver que nem tudo que reluz é ouro. Talvez essa sua amiga não seja tão forte assim como você imagina e crê. Pode ser que ela seja uma pessoa cheia de defesas. Ao usar intensamente certas defesas psíquicas ela tem menos contato com suas próprias fragilidades. Há pessoas que precisam viver sob defesas muito fortes senão desmoronariam frente às próprias dores. Não posso afirmar, contudo, que esse seja o caso dela, mas me parece que sim, pois segundo suas palavras ela nega com muita ênfase a possibilidade de adoecer e se entristecer, como se tivesse muito medo disso tudo e precisasse deixar isso tudo bem longe dela.
            Porém, seja ela uma pessoa com muitas defesas ou forte você só pode ser você mesma. A pergunta que você deve se fazer e buscar responder é por que não consegue ser mais gentil consigo própria. Pode buscar mudar a visão que tem de você mesma para uma melhor e mais favorável ao seu desenvolvimento. Você quer ser forte, mas a força só pode ser encontrada quando passamos ser nós mesmos, com nossos defeitos e com o desenvolvimento das nossas qualidades. Auto-aceitação é fundamental para se viver bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário