segunda-feira, 3 de março de 2014

Saúde Mental


            Já me perguntaram variadas vezes o que entendo por saúde mental. É uma pergunta difícil de ser respondida com exatidão e que é, até hoje, fonte de debates entre muitos estudiosos. No entanto, para não correr a tentação de fugir vou escrever brevemente de acordo com meu ponto de vista atual. Digo atual porque amanhã outras coisas podem ser acrescentadas à minha opinião. Afinal, a vida está em constante mutação e exige que aprendamos com as mudanças.
            Entendo que ter saúde mental é um estado no qual a pessoa consegue e se permite ser feliz consigo mesma apesar de todas as limitações e dores que a vida proporciona. Ser mentalmente saudável implica em ser relativamente eficaz em lidar com as agruras da vida, tanto vida externa quanto vida interna. É ser um participante ativo da própria vida. Já estar mentalmente enfermo significa viver de forma ineficaz, ou seja, lidar com os problemas da vida de forma custosa e que traga infelicidade. É quem fica preso numa forma de viver a vida de maneira pesada e onde não há espaço para a esperança. O candidato a ser mentalmente saudável e enfermo têm os mesmos problemas, porém reagem a eles de forma diferente. Então estar bem significa reagir de maneira adequada. E essa reação adequada é algo que se aprende ao longo da vida.
            Alguma pessoas, no decorrer de suas vidas, vivem experiências positivas e aprendem a reagir eficazmente e jamais “adoecem”. Apenas têm períodos mais ou menos, mas sempre estão prontas para outra e se refazem rapidamente. Outras não têm tanta sorte. Vivem experiências negativas e/ou reagem tão negativamente que terminam por adoecer. Aí precisam de ajuda para aprenderem a viver a vida de outra maneira. Sozinhas ficam perdidas nas suas dores e cegas para outros pontos de vista. Necessitam, então, de alguém que as ouçam e que as ajudem a criar espaço para que elas mesmas se ouçam. Se ouvir, de fato, é a melhor maneira para se transformar.
             Ter saúde mental não se traduz por se ser de um jeito ou de outro e nem por responder a um dado teste psicológico desta ou daquela maneira. Ser mentalmente saudável é saber o quanto se pode ser feliz com a vida que se vive, é aprender com a vida. Saúde mental não se mede quantitativamente, mas se percebe pela qualidade que se dá à vida. Não se trata de algo tangível concretamente, mas de algo que é tangível simbolicamente e que por isso mesmo, por ser simbólico, requer outro olhar mais refinado e subjetivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário