segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dor da Separação


            Depois de uma separação e desilusão amorosa parece que o mundo vai acabar. Parece que tudo perde o sentido. O mundo fica sem cor, a comida sem gosto, só fica a presença de uma dor. Quando gostamos muito de alguém e esse alguém representou ou representa algo importante em nossas vidas a separação é tal qual uma perda de nós mesmos. A dor, muitas vezes, beira ao insuportável e a vida parece se tornar intolerável.
            Quem se apaixonou e por qualquer razão não conseguiu ficar com quem se enamorou entende bem essa dor. A vontade que dá é de se livrar logo dessa dor. É dormir e acordar sem lembrar da pessoa que ama. É tomar uma pílula mágica que nos faça esquecer a história vivida juntos, os momentos compartilhados, o calor do corpo da outra pessoa, sua textura de pele. Nessas horas o choro vem fácil e tudo nos lembra quem amamos. O sentimento que aparece é de que o mundo já não é mais o mesmo e de que perdeu completamente a graça. Isso ocorre porque perdemos a esperança de amar e receber o amor de quem amamos, achamos que a vida nos aplicou um golpe baixo e sem esperança é difícil viver.
            Infelizmente não há mágica que nos faça esquecer a pessoa que nos despertou tanta paixão. Não há truques e nem remédio que nos livre rapidamente da dor. Só mesmo o tempo. Só o tempo pode curar as feridas e trazer um bálsamo para a dor que sentimos. Só que para o tempo realizar toda essa benfeitoria em nossos espíritos é preciso ter paciência e acima de tudo tolerância. Na maior parte das vezes não gostamos do tempo, queremos as soluções, principalmente quando há sofrimento em jogo, para já. Só que a vida não funciona como queremos e exige que desenvolvamos maturidade.
            Quem está sofrendo por causa de uma separação e acredita que é quase o fim do mundo e de que nada bom irá acontecer mais em suas vidas, acalme-se. Como é comum ouvir no ditado popular é preciso dar tempo ao tempo. Segure-se firme e forte e deixe o tempo operar em sua vida. Mesmo que a sensação de que essa dor não tem como passar, saiba que muitas pessoas passam e passaram por essa mesma situação e sobreviveram para contar estória e se tornaram mais sábias e mais fortes. Ganharam experiências de vida que certamente são de valor para se viver melhor. Nem todos os relacionamentos dão certo. É um fato da vida. Só nos resta aprender a viver com o que temos e tirar o melhor proveito disso. Tolerar o tempo é algo custoso, mas de grande importância para o crescimento de qualquer um. Depois da separação há a chance de uma nova vida, uma nova reconstrução interna e isso é sempre algo positivo. Por isso mesmo é preciso continuar em frente e trabalhar sempre pelo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário