segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A perspectiva dos momentos difíceis


            Há dois tipos de dificuldades; assim muita gente acredita. Não que haja realmente, como fato, dois tipos de dificuldades, afinal dificuldade é sempre dificuldade. O que muda então é a forma que as dificuldades são encaradas. Aí sim há duas formas de se lidar com elas. Uma delas vai tornar a dificuldade pior ainda e algo intransponível. Porém, também existe outra maneira que torna a dificuldade uma razão para lutar e tentar resolvê-la.
            Imaginemos alguém que passe por determinada dificuldade que lhe causa transtornos e certo sofrimento. Esse alguém tem duas possibilidades. Ou se entrega e desiste, perdendo completamente as esperanças ou passa a fazer da dificuldade um estímulo para lutar e consegue alimentar esperanças de poder sobreviver e se tornar mais forte com o que foi aprendido nessa batalha. Agindo da segunda maneira a vida se torna possível e tolerável enquanto agir através da perspectiva da primeira torna as possibilidades tão limitadas que só nos resta sofrer e se lamentar.
            Tal qual um náufrago que diante da imensidão assustadora do mar pode ou desistir de lutar, sem a menor possibilidade de resistência ou pode tentar nos limites de sua força continuar se mantendo vivo e esperar por alguma boa sorte ou oportunidade. Vemos, então, que ser capaz de manter as esperanças é algo de extrema importância para nosso bem estar. A vida sempre se encarrega de nos trazer dificuldades, mas não precisamos acreditar que é só o que a vida traz que importa, mas como reagimos também tem seu peso.
           Quando somos capazes de poder ver a dificuldade como um desafio podemos mudar muita coisa na vida. Afinal, desafios existem para nos estimular a continuar em frente e aprendermos. Entretanto, ver dada dificuldade como problema insolúvel nos faz vítimas e sem muitas chances de melhoras. Avaliar como agimos e lidamos com o que a vida dá é fundamental, pois há atitudes que favorecem viver bem enquanto outras favorecem o empobrecimento e o sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário