sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pergunta de Leitora - Manipulada


Sou evangélica e sigo todas as regras da minha igreja. Vejo outras moças que também tem a mesma religião que eu mas fazem tudo diferente. Elas bebem, namoram e sei até que transam. Eu sigo tudo direitinho e todo mundo acha que sou sem graça e careta. Elas quebram todas as regras e são bem mais aceitas e os rapazes se interessam bem mais. Parece que elas vivem a vida de um jeito bem melhor e não se sentem culpadas. Falando dessas coisas com o pastor e dessa minha raiva ele me disse para ser paciente que o Senhor tem guardado o castigo delas e tem pra mim um lugar especial. Só que to ficando cansada de só esperar. Pq quem quebra todas as regras parece ter vida melhor? Estou muita confusa com as coisas que sinto em relação a religião. Mas não quero me desfazer dela. A psicologia pode dizer se vale a pena esperar tanto?

           
            Talvez a pergunta que você precise aprender a fazer seja: o que realmente você quer? Você segue todas as regras estabelecidas pela sua igreja e as palavras do pastor, mas não está satisfeita. Na verdade, gostaria de ter uma vida um pouco mais parecida com a dessas moças que você citou. Enquanto ficar dividida entre esses dois caminhos, não sairá do lugar. Será apenas uma marionete das circunstâncias.
            Seria produtivo pensar a partir de outro ponto de vista sobre essas duas posições que você coloca: a de seguir tudo ao pé da letra ou de transgredir, como se uma fosse aceitável e outra inaceitável e condenável. Está na hora de parar de trilhar caminhos decididos pelos outros e passar a trilhar o seu caminho, aquele que você pode construir. Você precisa encontrar o terceiro caminho, o seu caminho.
            Não se trata de ser santa ou pecadora, mas trata-se de ser você mesma. Parece que você começa a perceber que ficar presa a qualquer uma dessas duas posições não lhe é bom. Não é a toa que é você mesma que se sente sem graça. Você está se questionando, daí ter tido a coragem de me escrever. Estar bem consigo própria tem a ver com o sentido que você encontra na maneira que vive a vida. Hoje você se percebe sem sentido, isso quer dizer que está em conflito.

           Para se desfazer do conflito é necessário que você construa o seu caminho, ou seja, que crie o seu modo de ser e de se relacionar, tanto consigo quanto com a forma que encara a religião. Enfim, precisa ser criativa ao invés de trilhar apenas caminhos prontos. No caminho pronto, seja ele o modo de vida das moças que você citou ou as palavras do seu pastor, você é manipulada. O único caminho que pode te levar à você mesma é aquele que você mesma desbravar. O auto-conhecimento sempre foi e sempre será a única via possível para se ser mais verdadeiro consigo. Conhecendo-se melhor poderá saber o que pode ou não fazer para se sentir bem e realizada.

Um comentário:

  1. É isso mesmo meu amigo Sylvio do Amaral Schreiner.O que nos deve guiar em princípio é a paz da nossa consciência.
    O sistema, seja hoje ou no passado sempre conseguiu,ou pelo menos tentou subjugar todos ,se fosse possível a um lugar comum.
    Reconheço que é mais fácil mesmo tratar com os iguais do que com os diferentes.
    Mas se não fossem os diferentes teríamos estacionado na época das cavernas.
    O mundo gira e as coisas mudam,tanto as materiais, como as sentimentais , emocionais etc.
    Se não quisermos estacionar no tempo e no espaço temos que nos abrir as novidades,claro que sempre com critério, bom senso e plena consciência do que isso pode nos acarretar.
    Não somos robôs, somos pessoas que devemos ter o discernimento certo .na hora certa e pagar para ver.Se der certo, melhor.Se não der certo e cair, levantar e continuar.
    Isso é viver , isso é ser gente !

    ResponderExcluir