segunda-feira, 20 de maio de 2013

Desrespeito



            É muito comum ouvir reclamações sobre vizinhos. Barulhos em horas impróprias, música em alto volume e etc. Em todas essas ocorrências o que mais pode ser notado é uma completa falta de respeito ao próximo. Infelizmente o desrespeito é muito comum e isto torna as relações humanas mais pobres e até mesmo perigosas.
            Em todas as religiões sempre há a exortação para se respeitar o próximo, mesmo assim o desrespeito se faz presente e atuante. Isso acontece porque pensar no outro fica impossível quando nós mesmos não construímos uma mente para pensar sobre nós mesmos. O ato de desrespeito mostra uma pessoa primitiva, que só consegue ver a si mesmo e fica cega para o que a rodeia. O desrespeito é uma questão de educação, mas de educação sentimental.
            Todos nascemos primitivos e só queremos saber de ter nossas necessidades e desejos atendidos e se possível o mais rapidamente. Odiamos sentir frustrações e em não sermos atendidos em nossas exigências. Só que na vida nem sempre podemos ser atendidos e frustrações existem. Saber disso nos causa uma ferida narcísica, pois vemos que não temos tanto poder assim e também nos deparamos com o fato de que existem outras pessoas que também têm direitos. Não existe só nós e o nosso desejo neste mundo.
        A educação sentimental tem a ver com se educar emocionalmente para se viver em relativa paz com o próximo. É criar um espaço onde possa haver uma contenção das emoções e saber que o outro é também uma pessoa. Quando aprendemos que nossas atitudes podem causar mal e trazer conseqüências aprendemos o respeito. Quando aceitamos que nosso desejo não é a única coisa que existe no universo poderemos olhar para os lados e respeitar a existência dos outros. Na vida nem tudo podemos e saber disso e respeitar isso é que nos torna verdadeiramente humanos. 

Um comentário: