segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Condição da Mente do Analista



            O dentista conta com um grande número de apetrechos para bem realizar o seu trabalho. O médico também tem inúmeros instrumentos para diagnosticar e restabelecer a saúde de um paciente. E qual é o instrumento de trabalho do analista? A resposta é a sua própria mente.
            O analista depende de ter uma boa condição de mente para poder realizar seu trabalho. Desenvolver a mente é, para o analista, algo vital para que possa entender a mente das pessoas com quem trabalha. O analista encontra dentro de si recursos que o possibilita pensar em como melhor ajudar o seu paciente. Aliás, ele só vai poder entender a mente de outro caso consiga entender a sua própria.
            Sem uma boa condição mental o analista ficaria perdido entre as fantasias e angústias que o paciente traz. Não conseguiria pensar e por isso mesmo não poderia ajudar seu paciente a pensar sobre a própria vida. Seria a mesma coisa que um cego conduzindo outro cego. Se o analista não tem meios de aceitar e compreender o funcionamento da sua mente fica impossível aceitar e compreender a mente de quem pede sua ajuda e com mais uma agravante: É que se o analista estiver perdido não consegue se colocar disponível para escutar verdadeiramente o que seu paciente tem a dizer. A escuta verdadeira é a condição para uma análise de fato ocorrer. Caso o analista esteja imobilizado pelas próprias fantasias ele não poderá clarear sua mente para receber o que vem do seu paciente. Ficaria encerrado nas brumas de suas fantasias e angústias e nem mesmo suportaria as inquietações de outrem.
            O único instrumento e recurso para quem trabalha com a psicanálise é a própria mente. Daí que se tem a recomendação do analista se submeter a própria análise, pois sem desenvolver sua mente o analista se torna incapacitado para se despir de suas fantasias e preconceitos, bem como de seus próprios medos, para poder escutar e apontar determinadas coisas que fariam seu paciente pensar e mudar suas perspectivas. Só quando o analista pode mudar a si mesmo é que pode ajudar alguém a passar por esse mesmo processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário