quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pergunta de Leitora - Na Corda Bamba



Sou uma mulher de meus 35 anos e posso dizer com toda a certeza de que jamais me apaixonei na vida. Nunca! Há gente que acha isso estranho, mas apara mim é assim que tem que ser. Acho que a paixão é algo doente e que leva as pessoas a fazer besteira. Não quero perder a cabeça. Sigo sempre a lógica e a racionalidade e gosto de entender tudo muito bem antes de me comprometer com o que quer que seja. Estou sempre perguntando se tal coisa ou relacionamento vai me trazer benefício. Caso a resposta seja uma negativa eu não perco mais tempo e esqueço o assunto. Quanto mais racionais formos menos iremos nos surpreender. Não encontrei um parceiro que pense como eu e que aceite viver desta maneira. Mas não me importo, porque se não for deste jeito prefiro não me envolver. Só que com isso algumas pessoas teimam em dizer que eu sou fria. Isso me magoa pois eu não sou fria. Apenas sei me defender. Como convenço as pessoas de que sou feliz desse jeito?

            Você é feliz desse jeito? Se fosse realmente não estaria tão preocupada em convencer os outros. Parece-me que querer convencer as pessoas da certeza da felicidade desse seu jeito tem mais a ver com você convencer a si própria.
            Apesar de tanta racionalidade e lógica da sua parte você cometeu um erro de digitação que acredito ser na verdade um ato falho. Você diz que jamais se apaixonou e depois diz que apara mim é assim que tem que ser, em vez de dizer “que para mim...”. os atos falhos não seguem a lógica normal do consciente, porém seguem a lógica que se encontra no inconsciente onde o mundo pode estar de cabeça para baixo e emoções contraditórias podem existir conjuntamente. Aparar, nesse caso, pode ter o mesmo sentido que podar. Será que é isso que quis dizer? Que se sente podada?
            Apaixonar-se é um ato difícil e que exige bastante coragem. A paixão que falo aqui é aquela boa, que permite o encanto com a vida e com as pessoas e torna tudo mais saboroso e prazeroso, uma aventura. Não me refiro àquela paixão doentia que aliena o individuo da realidade e o enlouquece. Agora, se apaixonar é difícil porque pode ser bem doloroso. Quando nos apaixonamos e nos entregamos a uma boa emoção queremos mantê-la sempre por perto e guardada. Só que tudo que obtemos também podemos perder. Creio que seja esse o seu caso. Tem medo de se apaixonar, se abrir para as experiências da vida e depois, caso algo ruim aconteça, ter que lidar com o sentimento de perda.
            Acredito que seja isso, pois no final do seu email você diz que ao se fechar às paixões você está se defendendo. Sentir para você é algo meio assustador e você se defende disso ao preço da própria vida. Isso não quer dizer que precisa pular de cabeça em tudo, mas que pode aprender a usar a sua mente para encontrar um equilíbrio entre razão e emoção. Se um lado receber mais peso o desequilíbrio se faz presente e nos leva a cair. O equilíbrio entre razão e emoção é o que nos mantêm em cima da corda bamba que é a vida.

Um comentário:

  1. Sílvio do Amaral Schreiner
    Quanto tempo que não palpito no seu Blog.
    Hoje vou me atrever a dar o meu pitaco, sem ler o que o senhor escreveu .Não quero me condicionar pelo que o senhor disse.Como respeito muito o seu trabalho e sei que é ótimo no que faz,e como eu só tenho , pela idade a experiência da vida.acho que essa moça não se apaixonou ainda ,porque não encontrou quem mexesse com os seus 5 sentidos .Quando isso acontecer, e Deus queira que aconteça ,ela não vai ser tão racional assim.A paixão é isso mesmo, cega, surda e muda ,Apaixonado(a ) o ser humano bloqueia todo o raciocínio.Certo ou errado, cada um(a ) sabe
    de si .Mas , ô moça, a paixão é a coisa mais linda do mundo.É um êxtase.O depois é o depois.Apaixone-se, solte-se para o amor.Vibre, ame , sorria e chore se for preciso,mas leve para sua velhice esses momentos maravilhosos , que só a paixão pode dar,
    Desculpe , amigo, e pode me deletar se eu passei dos limites.Mas é isso aí.Agora vou ver o que o senhor escreveu e sorrir se combinamos e pagar o mico se discordamos.mariolinda

    ResponderExcluir