segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Verdadeira Estrela Vive Em Nós



            Segundo a tradição cristã a estrela de Belém surgiu nos céus para anunciar ao mundo o nascimento de Jesus. Os Reis Magos a tomaram como guia para indicar-lhes o caminho para chegar até ao recém-nascido e sem a estrela eles não teriam conseguido encontrá-lo. Nos tempos após Cristo a religião nova que se formava não se chamava Cristã, recebendo esse nome séculos mais tarde, mas chamava-se O Caminho. Um nome, aliás, muito mais interessante, pois muito mais significativo. Chamava-se assim já que propunha uma outra interpretação dos preceitos religiosos judaicos da época que estavam “contaminados” pela corrupção e mau uso. Então, segundo a tradição, a estrela indicou o caminho até aquele que iria mostrar “o caminho”.
            Pensando sobre essa tradição podemos aprender coisas importantes para refletirmos em nossas vidas. Que se queremos chegar a algum lugar é preciso trilhar o caminho, mas aqui o caminho não se trata de seguir essa ou aquela norma religiosa, mas de construir um caminho pessoal para se viver de fato. Quem não está de bem com a vida é porque se encontra “perdido”, está fazendo mau uso de si mesmo e se encontra “corrompido”, ou seja, não sabe mais como chegar ao seu mundo interno para poder fazer bom uso dele. Sem um mundo interno a vida perde a graça e não tem sentido. Precisa-se, então, encontrar ou reencontrar esse caminho que leve alguém a andar na trilha que permita viver de um jeito mais favorável.
            Para se achar o caminho uma estrela guia se faz necessária e essa estrela pode ser encontrada dentro de nós mesmos. É aquele lado saudável que existe dentro de nós e que nos dá esperanças de melhorarmos tudo aquilo que não nos está bom. É aquela “luz” interna que nos faz sentir vivos e batalharmos por uma vida mais digna. Na tradição, os Reis Magos eram os únicos que conseguiram seguir o caminho indicado pela estrela. Eles eram considerados grandes sábios do mundo oriental, porém podemos entendê-los como sábios porque foram capazes de enxergar a própria estrela interna que jamais os deixavam perdidos.
Aqueles que têm acesso ao seu próprio mundo interno jamais se encontrarão perdidos, pois se conhecem e sabem dos seus caminhos. O autoconhecimento é uma das maiores riquezas na vida. Pena que seja tão pouco valorizado e muitas vezes até desprezado. Esse menosprezo acontece porque o autoconhecimento não vem fácil e nem é comprado no mercado, mas exige uma vida de prática para que ele venha a ser conquistado e faça parte da forma que funcionamos. O autoconhecimento demanda que trilhamos o nosso caminho.
O fim de ano se aproxima e esse momento é sempre usado como um período de reflexão, de um balanço do ano que se vai e das expectativas para o ano que se aproxima. É um bom momento para que cada um encontre a sua estrela interna que lhe mostre seu caminho. Uma boa oportunidade para cada um ousar achar seu caminho e não mais ficar perdido. Tomar consciência da maneira como vem vivendo e transformar aquilo que não traz nenhum crescimento para algo que seja enriquecedor. Essa estrela é simbólica e existe em cada um de nós. Que possamos abrir os olhos para ver o que realmente vale a pena e abandonar aqueles caminhos que não levam a lugar algum. Que todos se iluminem internamente e descubram em si próprios que têm uma vida que precisa ser vivida.




Agradeço a todos os leitores deste blog que o enriqueceram com seus comentários, dúvidas e sugestões. Desejo um bom fim de ano e um 2013 repleto de boas novas. Desejo, acima de tudo, que cada um encontre e deixe brilhar a sua estrela interna e que ela aponte sempre o melhor caminho para cada um seguir sua vida. 
Entro de férias e retomo os meus escritos aqui no blog Mundo Vivo a partir de 11 de janeiro de 2013. 
Boas Festas!
Sylvio do Amaral Schreiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário