segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

As Dore de Cada Um


“Mesmo o leão tem que se defender contra as pulgas.” (Provérbio alemão)

            As pessoas têm uma tendência a achar que seus próprios problemas são sempre piores do que os dos outros. Ao olhar para a vida de algumas pessoas que conhecemos ou que ouvimos falar pensamos quão mais simples são e quão mais leves são seus problemas. Mas ao agir assim nos enganamos.
            Até pode ser que um outro tenha uma vida melhor, mas certamente é porque sabe lidar de forma mais adequada e madura com seus problemas. É impossível alguém existir sem que não haja necessidade de resolver e melhorar as coisas. Acreditar que uma pessoa qualquer não tenha problemas é se apegar à uma falsidade. Todos têm problemas e todos precisam lidar com suas angústias e dores.
            Em vez de nos apegarmos a uma mentira de que é possível uma vida sem trabalho, é muito melhor enfrentarmos aquilo que precisamos encarar. Não dá para fugir da própria vida e quem quiser isso corre o risco de não viver. Para se viver é preciso enfrentar angústias, pois é somente ao enfrentá-las que temos a chance de aprender e crescer, de nos tornarmos melhores. O problema do seu vizinho pode até parecer para você insignificante e fácil de se resolver, mas pode ter certeza de que para o seu vizinho não é. E vice versa. Seu vizinho também ao olhar para as suas angústias deve achar que não significam nada, porém você sabe muito bem que as coisas não são assim.
            É fato que estamos todos aqui nessa vida para aprender e que ninguém sabe tudo, o que torna então o ato de encaramos nossas questões, algo natural. O que não é natural é achar que se pode viver sem ter trabalho. Isso tem mais a ver com nossa imaturidade de  querer negar a realidade. As pulgas do ditado acima estão presentes em todos nós e cabe a cada um de nós nos livrarmos dela da melhor forma.

Um comentário:

  1. Um pequeno acréscimo. Mesmo tomando uma mesma e única pessoa como padrão podemos descobrir que a pior dor é sempre a última! :D Assim me parece.

    ResponderExcluir