sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pergunta de Leitora - Sem Término



Não consigo terminar nado do que quero. Começo a ler um livro, mas nunca termino. Não sei explicar por que, mas nunca consigo chegar até o final apesar de estar gostando do livro. Com filmes também é assim. Vou ao cinema e nunca fico até o final, sempre saindo antes. Meus amigos dizem que sou doida e muito impaciente. Até mesmo quando estudo para as provas na faculdade eu começo bem, mas não termino de estudar tudo o que eu deveria e isso me prejudica. O que faço?

            Qual será a sua ansiedade em terminar as coisas? Ao evitar o fim natural de qualquer atividade, o que será que você, em fantasia, tenta evitar? São perguntas que, ao você conseguir responder, podem te mostrar uma direção.
            Ao terminar algo nos é exigido um trabalho de luto, que é aceitar o fim e aprender a se desapegar e isso pode ser desde terminar a leitura de um livro, assistir um filme até o final ou elaborar o luto por perder alguém que nos era querido. Todo trabalho de luto causa uma ansiedade. Afinal, é sempre doloroso abandonar alguma coisa que se tinha antes e ter que se refazer. Porém, através da elaboração do luto a vida pode se abrir para novas experiências. Ao não terminar nada você se impede de viver novas oportunidades e por isso fica empacada sempre na mesma posição.
            Não posso dizer muito mais sobre o que lhe ocorre, pois falta mais informações para tal. Posso te dizer, apenas, que você se contraria, já que quer algo, mas nunca termina, ficando sempre presa à insatisfação. Para sair dessa prisão é preciso que você se conheça e dê significado para o ato de evitar terminar as coisas. Ao falar sobre o que te acontece com algum analista que saiba te escutar é uma maneira de se entender e de vir a mudar. Assim, vai poder dar um fim a essa situação.

Um comentário:

  1. Sylvio do Amaral Schreiner
    Parce que aprendi mais uma coisa na internet.
    Postar no blog.Não repara porque depois da minha filha tu foste o escolhido.Não olha os erros , vê a minha boa vontade,Sucesso

    ResponderExcluir