segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ansiedade



            A ansiedade pode ser extremamente danosa para a vida e se dá de forma diferente do medo. O medo aparece quando acontece algo que nos causa terror, mas sabemos do que se trata esse algo. É quando você vê um cachorro enorme e feroz vindo na sua direção. Lógico que nesse caso você ficará com medo e saberá o motivo desse medo. No entanto é só estar livre desse cachorro que o medo desaparece. Já na ansiedade o que acontece é que persiste uma sensação de incômodo ou até mesmo de medo sem que se tenha um motivo propriamente para isso. É quando você está em casa, mas sente medo de algo ou algum incômodo que diz que algo ruim está acontecendo apesar de você não saber bem o que.
            Na ansiedade vive-se um estado de terror mesmo que não haja, visivelmente, uma razão para isso. E se encontrar nesse estado causa um terrível mal estar já que não deixa que a pessoa viva tranquilamente, mas fica em alerta total e com isso se desgasta. Até pode ser que no passado aconteceu uma situação traumática que marcou a pessoa, só que na ansiedade a pessoa nunca se desliga dessa situação, acha que está sempre para acontecer novamente e vive um inferno. Seguindo no exemplo do cachorro pode até ser que um animal desses, algum dia, ameaçou a pessoa e até a mordeu, mas passa a ser ansiedade quando ela, estando livre e longe de qualquer cachorro que a possa ameaçar, vive como se um cachorro estivesse sempre pronto a irromper onde quer que ela esteja para lhe oferecer perigo.
            Há casos de pessoas que vivem em ansiedade e nem sabem dizer e nomear do que têm medo. Não tiveram ou não associaram uma experiência traumática do passado com o presente e então ficam sem saber de onde vem sua ansiedade, mas a sentem da mesma forma. Faz com que fiquem muito mal, pois ao estarem nesse estado de ansiedade, esperam sempre pelo pior e deixam de aproveitar a vida com prazer. Ficam irritadas e com o tempo vão perdendo até a autoestima.
            Mas seja qual for o caso a ansiedade é algo que pode ser trabalhado para se permitir que se viva melhor. Há a possibilidade de dar à ansiedade um significado e com isso se descobrir o que realmente se teme. Com a origem dessa ansiedade descoberta fica mais fácil lidar com ela porque aí já se sabe com o que se está lidando. A ansiedade revelada perde a força e faz com que possamos ver o melhor modo de se acertar e se organizar. É muito importante que a pessoa não se acomode viver num estado de ansiedade constante e com isso desbote a vida. Mas que possa trabalhar a própria mente para se livrar dela e viver de uma forma muito mais proveitosa. A ansiedade pode cobrar um preço muito alto na vida das pessoas, mas fica a cada um a decisão se vai pagar esse preço ou se vai pagar o preço do autoconhecimento para se ver livre daquilo que estraga a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário