segunda-feira, 7 de maio de 2012

Para a minha mãe



            Está chegando o dia das mães e aproveito para falar da importância da mãe na vida dos filhos. Não só é ela quem dá a luz ao filho, trazendo-o à vida, como também ela que, geralmente, é a pessoa que acolhe esse filho no mundo. Mas não é só proteção física que a mãe pode proporcionar ao filho. A experiência emocional é de grande importância na vida de qualquer um e ela começa com o relacionamento vivido com a mãe.
            O primeiro e por muito tempo único ponto de referência do bebê é a pessoa da mãe, que o alimenta, o acalenta, o acalma e se dispõe a cuidados diários com seu bebê. Esses atos ultrapassam a barreira física, pois permite que o bebê construa uma identidade dentro de si. Ao ser cuidado, o bebê se sente digno de ser amado e pode a partir daí se amar. Quando a mãe se coloca disponível para o filho, ele aprende a se tornar uma pessoa mais segura e confiante. O papel materno é de uma importância extrema e fundamental no crescimento de qualquer um.
            Só que ser mãe não é fácil. Da mãe é exigida uma mente paciente e acolhedora, isso porque a mãe é também alvo de ataques dos filhos e sempre considerada em muitos casos, culpada. Quando o filho se sente frustrado com alguma coisa na vida, é geralmente na mãe que desconta sua raiva. Fazem isso, comumente, porque confiam no amor da mãe e sabem que ela, em nome desse mesmo amor, suporta muitos ataques e ainda tem paciência para ajudar o filho. O amor de mãe está sempre aberto ao perdão e ao esquecimento. Ninguém precisa ser uma mãe perfeita, pois isto não existe, basta, nas palavras do psicanalista inglês Winnicott, ser suficientemente boa.
            É claro que nem todas as mães são assim. Há mães e mães e uma mulher antes de ter filho deve pensar com cuidado se é esse mesmo o seu desejo. Ter um filho não é como adquirir um objeto, que quando não mais se quer guarda-se, mas filho é para a vida inteira. Então o desejo de ser mãe precisa ser genuíno, senão é melhor não ter. É triste que muitas mães descobrem isso tarde demais, porque o papel da mãe não é só o de parir, mas também de ajudar essa criança a se tornar uma pessoa. Sem o papel materno, não haveria humanidade digna desse nome.
            Fica aqui os meus parabéns a todas as mulheres que são mães e fica um agradecimento mais do que especial para a minha mãe. Minha pessoa tem muito dela, dos seus valores e das suas fantasias. Até o fato de eu me tornar psicólogo tem a ver, entre outras coisas, com o fato de na minha infância tê-la visto lendo tantos livros de psicologia e de psicanálise. Aliás, meu amor pelos livros vem dela, que sempre teve paciência e amor para me incentivar a ler e explicar coisas que eu não entendia. Portanto, minha mãe, um feliz dia das mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário