segunda-feira, 26 de março de 2012

Questionamentos



            Vocês já perceberam como as crianças sempre questionam? Estão sempre a fazer perguntas e são bastante curiosas. Isso as deixam com vontade de aprender e se encantar com a vida. Que bom seria se a maioria dos adultos se permitisse se questionar mais em vez de acreditar que já sabem tudo.
            Crianças que perguntam causam, em alguns casos e dependendo das pessoas envolvidas, incômodo. É porque nunca é fácil responder, principalmente, quando nós mesmos não temos as respostas. Por isso o incômodo quando uma criança enche um adulto de perguntas.
            A conseqüência pode ser muito ruim para o desenvolvimento infantil. Quando um adulto se zanga com as perguntas que lhe são feitas ele acaba por se mostrar irritado, respondendo mal e de forma cortante. A criança não entende isso e passa a acreditar que suas perguntas não são boas e teme, então, questionar. Passa a se comportar como a maioria dos adultos que acreditam já possuírem todas as respostas e se fecham para as dúvidas que tanto nos faz crescer e enriquecer.
            As dúvidas e questionamentos não são algo mal e nem devem ser reprimidos, muito pelo contrario, deveria até ser incentivado. É através disso tudo que nos tornamos verdadeiramente humanos. Lembre-se que quem não questiona não aprende e o que seria da vida se não houvesse aprendizagens? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário