sábado, 2 de julho de 2011

Pergunta de Leitor - Egoísmo


Tenho 36 anos, sou casado e com um filho de 4 anos. Gosto da minha mulher, mas não a amo. Meu trabalho também não é importante. Ganho pouco e estou cada vez mais desinteressado da vida. Queria gostar de viver. Vejo tantas pessoas que gostam de viver e aproveitam a vida e eu nada. A verdade mesmo é que venho pensando muito em me matar. Afinal o que tenho na vida? Creio que até minha família ficaria melhor sem mim. Como ter gosto pela vida?

“Afinal o que tenho na minha vida?” Você reparou que nessa pergunta você parece esquecer que tem um filho de quatro anos? Será que ele não merece um pai? Ou você acredita que se matando vai deixá-lo feliz? Na verdade falando assim você acaba sendo um egoísta. Egoísta porque não leva em conta o bem estar do seu filho que é pequeno e dependente de você para começar a vida e egoísta com você mesmo ao ser tão ingrato com a sua condição de estar vivo.
            Ao que parece você está desanimado com a vida porque ela não saiu como você desejava. Bem, nesses casos é preciso então investigar o que você pode fazer para melhorá-la. Não tenha vergonha e nem medo para pedir ajuda para lidar com suas angústias. Você fala como se as coisas não pudessem mudar, como se fossem imutáveis. Viver assim é realmente desesperador.
            Agora mudança nenhuma na sua vida vai acontecer do nada. Muito vai depender do que você vai fazer ao responder à suas questões. Sei que é difícil passar por dificuldades, no entanto, ficar apegado ao sofrimento não vai melhorar nada. Se precisar mudar coisas na sua vida para sentir mais prazer nela então faça. Mas primeiro você precisa saber o que realmente quer. E não se esqueça de pensar na herança que vai deixar para o seu filho. Quer deixar a imagem de um pai que, mesmo com angústia, procura pela vida ou a imagem de um pai egoísta que abraça a loucura?

2 comentários:

  1. É duro ser pai. As pessoas devem pensar muito antes de terem filhos.... assim não colocam o bem estar dessas crianças em perigo...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que posso muito bem falar sobre "desesperança" com conhecimento de causa. E mais, com a visão que tenho hoje, creio que posso falar bem sobre a "desesperança" generalizada, sem motivo, digamos "real", como a perda de uma pessoa querida, passar por necessidades, sofrer de uma grave doença, etc, etc, etc... Um desgosto generalizado com a vida, com o mundo, com a humanidade, não é isso?
    De qualquer forma, queira ou não você assumiu papéis nessa vida e com eles muitos compromissos, especialmente o de pai. Tenho certeza que, assim como o "caos", a esperança também se encontra dentro de você mesmo... e com ela a chave da porta que o conduzirá a uma felicidade totalmente possível! Mas, para encontrar essa chave, é necessário passar pelo caos como um guerreiro, dedicar-se a todo momento e desejar isso tudo sem titubear! É possível, acredite!

    ResponderExcluir