segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os Perigos da Autopiedade


            A autopiedade é uma das piores coisas que podemos sentir. Ela nos enfraquece tornando-nos vítimas de um aprisionamento mental desesperador. Quando sentimos dó de nós mesmos acabamos por reclamar todo o tempo e nada fazemos para mudar nossa situação. Infelizmente é grande o numero de pessoas que se utilizam da autopiedade achando que com ela resolverão alguma coisa.
            É muito comum ouvir pessoas que reclamam de tudo e de todos em todo o momento. Tudo está errado para elas, tudo acontece com elas e elas acabam por se sentirem coitadas e vítimas. Na verdade quando essas pessoas reclamam sem parar estão presas a um ódio muito intenso que as levam a atacar sua própria mente e as impedem de começarem a ver as coisas por um prisma mais realista. Como a vida não é como elas gostariam que fossem elas passam a se lastimar em vez de refletir e mudar o modo como vem vivendo. Não adianta reclamar, a realidade de suas vidas não mudarão devido o tempo que se desperdiça se lastimando, mas pode mudar com o tempo usado e investido para se analisar. Afinal, problemas todos nós temos, o que não dá é ficar preso a eles para sempre.
            No momento da análise muitas desculpas antes usadas para justificar a autopiedade (não dá, é impossível, não consigo, não me deixam, só se eu fosse mais bonito, só se eu fosse rico, etc.) passam a ser questionadas, colocadas em dúvidas e assim podem ser abandonadas e adotados no lugar pensamentos muitos mais construtivos. Isso significa abandonar a pena de si mesmo e buscar novos significados. É deixar um possível passado desalentador e ir atrás de um futuro mais promissor. Enfim, é trocar um funcionamento onde tudo é ruim por outro que pode enriquecer. A psicanálise é de grande auxílio nesse processo. Ela ajuda a pessoa a investigar e a entender o porquê sua vida não vem sendo vivida com qualidade e a fortalecer a procura por uma vida mais digna.
            Quem estiver preso a autopiedade e estiver incomodado com isso procure ajuda. Não desperdice tempo, pois este passa muito rápido e jamais é recuperado. Use o incomodo para sair dessa posição tão desfavorável para buscar outra que lhe seja muito mais conveniente e benéfica. Nem tudo na vida é sorte, muito é fruto do trabalho que temos em melhorá-la ou piorá-la. Sartre costumava dizer que não importa tanto o que nos acontece, mas o que vamos fazer com o que nos acontece. Tudo depende do que vamos criar para nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário