terça-feira, 21 de junho de 2011

Voz de Freud


      A psicanálise, ciência fundada por Freud, já existe há mais de um século. Desde os seus primórdios ela encontrou uma resistência muito forte e foram inúmeras as pessoas que previam o seu fim. Até hoje sempre aparece alguém que vaticina o término dessa ciência que vem cada vez mais se fortalecendo e ajudando pessoas a enfrentar momentos de angústia e a viver melhor a vida.
      Freud sem dúvida nenhuma trouxe muitas mudanças ao mundo. Suas teorias mudaram como o homem se vê e age e abarcam vários ramos do saber humano: antropologia, cinema, literatura, medicina, filosofia, etc. 
      Aqui abaixo há um vídeo, raro, com a voz de Freud falando dele mesmo e da psicanálise para a BBC de Londres pouco antes dele morrer. Ele considera que conseguiu fazer sobreviver seu legado, mas que ainda há muito a ser feito. Mesmo para aqueles que não gostam dele ou de psicanálise vale a pena assistir já que se trata de um homem que mudou a humanidade.

Clique:

Um comentário:

  1. Carlos (filho da prof. Isabel Cristina)22 de fevereiro de 2012 às 04:42

    Dr. Sylvio, sabe-se que há duas linhas: a freudiana e a jungiana. Qual a diferença entre ambas, e em sua opinião, qual a qu o senhr mais se identifica.

    ResponderExcluir