domingo, 29 de janeiro de 2023

Onde encontramos abrigo nesta vida dura?

 


Há uma história antiga que conta sobre um jovem discípulo que acompanhando o seu velho e sábio mestre em alguma atividade pergunta a ele qual o melhor lugar para ir no verão para não sentir calor em demasia, qual seria o melhor lugar para estar no inverno para não passar frio e qual o melhor lugar para ficar durante a época das monções e protegido das chuvas torrenciais. O mestre olha bem para o discípulo e responde que o melhor lugar para ele encontrar sossego, tranquilidade e para se preservar de qualquer intempérie que fosse era dentro dele mesmo e não um lugar geográfico.

Essa resposta do mestre mostra bem que quando olhamos para a vida de uma maneira muito concreta perdemos o sentido de muitas coisas. Se entendemos tudo numa dimensão apenas concreta sem se dar conta de outros espaços que também existem como o espaço mental ficamos nos enganando. Esse espaço, entretanto, é subjetivo, e requer um ‘olhar’ mais apurado para ser visto. 

Quando não nos damos conta de nossa mente olhamos somente o que é concreto e procuramos as coisas concretamente. Há inúmeras pessoas que estão procurando o melhor lugar lá fora para isso ou aquilo acreditando que lá fora vai dar a elas a paz que gostariam de sentir.

Há gente que acha que precisa disso ou aquilo para ser feliz, que precisa estar de um jeito ou outro, mas esquecem de examinar o próprio mundo mental. Já vi muitas pessoas mudando de cidades e países achando que então seriam felizes verdadeiramente, mas mesmo após a mudança nada aconteceu com elas. O ambiente externo mudou, mas dentro delas continuou da mesma maneira. De nada adianta mudar a localização geográfica se a posição que a pessoa se encontra internamente não muda nada. 

As intempéries que o mestre se referia não eram as climáticas como o calor, o frio ou as chuvas, mas as adversidades que ocorrem na vida de qualquer um. Sempre vão nos acontecer as mais variadas coisas e pode ter certeza que muitas delas serão difíceis e desagradáveis. Faz parte do mundo os infortúnios a que, sem querer, somos submetidos, mas como vamos lidar com essas tormentas é o que importa. É também internamente que enfrentamos as dificuldades.

Tal como nos deparamos com as condições climáticas externas e criamos recursos para lidar com o mau tempo: construindo abrigos, ar-condicionado, teto, etc., temos que aprender a desenvolver recursos internos (mentais) para lidar com o mau tempo que se dá internamente. A verdade é que se não criamos esses recursos psíquicos ficamos vulneráveis às maiores tempestades que podem despertar dentro de nós.

Os ditos distúrbios psíquicos que vêm cada vez mais fazendo parte de nossas conversas e realidade cotidiana têm origem quando estamos tão desamparados internamente, sem nenhuma assistência em nós mesmos, que adoecemos severamente. E na maioria das vezes não é mudando o ambiente externo que traz alívio para esses males, mas apenas quando aprendemos a desenvolver um espaço interno mais preservado e aprazível para que possamos encontrar abrigo verdadeiro. Uma pessoa sem mente desenvolvida é uma pessoa desabrigada.












Nenhum comentário:

Postar um comentário