segunda-feira, 20 de setembro de 2021

O que significa melhorar a si mesmo?


        ​Todos podemos melhorar nessa vida. Sempre há o que melhorarmos, sempre há espaço para isso. Ainda bem. No entanto, acredita-se, entre alguns, que melhorar significa mudar completamente a ponto de ser outra pessoa. Isso, obviamente, não é possível. Ninguém consegue deixar de ser si mesmo. É um engano crer que ter uma vida melhor implica em se transformar em uma outra pessoa. Melhorar nada mais é do que aprimorar verdadeiramente a si mesmo.
        ​Querer abandonar a si mesmo e ser outro é algo muito violento e também impossível. Não há como isso acontecer, porém o que é possível e recomendável é aprender a lidar consigo mesmo, aprender a desarmar os entraves que criamos ao longo da vida e expandir as virtudes que estão ao nosso alcance. Apesar de ser trabalhoso, isso tudo é viável e pode ser conseguido se nos comprometermos nesse caminho.
        Se prestamos atenção em nossas qualidades e defeitos tomamos consciência do quanto podemos melhorar como vivemos e nos relacionamos com a vida. Já que não podemos e nem precisamos nos tornar outras pessoas, podemos mudar como vivemos e como olhamos para a vida.
    Todos temos essa tarefa de se auto aprimorar; isso é crescimento. Não nascemos crescidos, na verdade não nascemos humanos, como sempre gosto de dizer, mas aprendemos a ser humanos. Auto aprimorar-se é aprender a ser humano. Hoje em dia, vira e mexe se ouve pessoas falando que a humanidade não tem jeito, que é um caso perdido. Só que não é bem assim. O que falta nesse mundo é humanidade, é as pessoas aprenderem a serem humanas. Do contrário vamos sempre ficar numa posição que nunca atinge aprimoramento (humanidade). 
    Quando abrimos espaço para nos aprimorar, ou seja, crescer, isso nos permite que aprendamos a tomar conta de nós mesmos. Esse longo e custoso aprendizado nos leva a ser verdadeiramente adultos. O adulto é aquele que não quer ser outra pessoa, mas que aprende a lidar consigo mesmo, a se responsabilizar pelo que faz da própria vida. É aquele também que não procura externamente um pai e uma mãe para tomar conta de si. O adulto cuida de si mesmo melhor do que qualquer pai ou mãe fariam. Ser adulto é contar consigo mesmo para viver essa vida.
    Nesse processo de evolução, que é cuidar de si mesmo, vamos podendo tomar consciência daquelas ideias que nos fazem bem e daquelas que nos limita desnecessariamente. Vamos reformulando muitas coisas que anteriormente dávamos como certas e imutáveis. Quando nos propomos uma reforma podemos corrigir muitas coisas dentro de nós mesmos. Corrigir implica em abrir mão daquilo que não serve e nutrir aquilo que nos fortalece. 
        Crescer e se aprimorar só pode vir como resultado de um constante processo onde nos observamos, onde nos permitimos nos questionar sempre que for necessário. Por isso mesmo que viver bem é só para os ousados, para aqueles que se colocam disponíveis para explorar a própria vida. Já para aqueles que querem se tornar outras pessoas, mas não se aprimorar, só resta mesmo a posição de se sentirem sempre inadequados, de estarem sempre fora de lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário