segunda-feira, 1 de março de 2021

Paixão e crueldade

    
    O psicanalista Bion dizia algo assim: “Amor sem verdade é simplesmente paixão e verdade sem amor é simplesmente crueldade”. Portanto, para ele verdade e amor quando andavam juntas é que seria bom. Qual o problema da paixão? Bom, com paixão me refiro aqui àquela paixão cega que não permite ver mais nada além daquilo o que se deseja. Não estou me referindo ao ato de se encantar e se entusiasmar com algo. Isso é bom e até abre muitas oportunidades na vida, mas quando nos cegamos e só vemos o que desejamos desconsiderando qualquer outra coisa, torna-se perigoso.
    Há aquelas pessoas que se apaixonam tão fortemente por uma outra que deixam de lado qualquer outro dado da realidade que possa mostrar fatos importantes. Elas não admitem que estão cegas e quando alguém aponta um lado que elas, inicialmente, não haviam visto ficam muito bravas e sentem que estão atacando seus sentimentos. Quem nunca viveu algo assim, se pelo menos não na própria pele ao menos vendo alguém próximo agindo dessa forma?
    Não há paixões apenas por outras pessoas, mas por ideias também. Por exemplo, uma pessoa se apaixona tão intensamente por uma ideologia que aí tudo e todos que forem contra essa mesma ideologia é sentindo como inimigo. É só ver como andam os grupos políticos que hoje afirmam suas paixões por esse ou aquele político ou partido.
    Tudo isso é paixão e pode ser bem perigoso, pois leva à ilusão. A paixão, nesses casos, não admite o encontro com a verdade. Importa apenas o desejo e tudo o mais é descartado. Quando o desejo impera sem nenhuma outra consideração a própria vida corre risco. Os crimes passionais são bem isso. Chamam-se passionais porque o que está predominando é a paixão pura e simples.
    No entanto, verdade sem amor é pura crueldade. Pois a verdade nua e crua é apenas uma faca afiada que corta sem empatia alguma. Há pessoas que falam verdades, ou que pelo menos acreditam que sejam verdades, de forma brusca e acabam sendo apenas impiedosas. É que nesses casos não se tem respeito algum ao próximo. Tratam o outro como se fossem máquinas. Isso é muito cruel e desalentador. Essa atitude leva à insensibilidade.
    Ser verdadeiramente humano implica em todo um processo que requer equilíbrio. Sem esse equilíbrio ficamos desestabilizados e por um fio, caindo nas ilusões ou nos tornando insensíveis. Para nos mantermos bem é necessário sairmos dos extremos. Só podemos andar, voar, nadar, se pudermos de certa forma encontrar uma posição de equilíbrio. Para viver não seria diferente.
    Comer demais faz mal, mas comer de menos também. Exercitar-se demais é prejudicial, mas de menos também é. E por aí vai. Quando se trata de nossos amores e verdades também funciona assim. O próprio planeta Terra está posicionado num lugar onde está, ao mesmo tempo, próximo do Sol (paixões) e distante dele, para permitir que a vida exista sem ser queimada (verdades). Nem calor excessivo nem frio congelante insensível. Conosco também é assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário