segunda-feira, 22 de junho de 2020

E se a vida tivesse apenas 24 horas?


      É interessante observar como as pessoas lidam com suas vidas. É até triste, porque o que mais vemos é como elas desperdiçam suas vidas e como gastam tempo e energia com coisas que, na verdade, não têm valor algum e nem engrandecem. No fundo a vida é bem curta e quem não sabe tirar o melhor proveito dela acaba perdendo sempre. Apesar de isso ser amplamente conhecido racionalmente pela maior parte das pessoas, são poucas as que realmente procuram viver bem.
     Imagine que a vida inteira coubesse num único dia. Fica mais fácil visualizar o que quero dizer dentro de um dia de 24 horas. Nesse dia temos tarefas a serem cumpridas, relacionamentos a serem vividos, situações a serem enfrentadas, etc. A questão passa a ser, então, como vivemos este dia. Podemos vivê-lo bem, fazendo tudo o que precisamos, e podemos, da melhor forma possível, aproveitar tudo o que estiver ao nosso alcance de maneira digna e alegre. Temos uma grande responsabilidade em como vamos viver esse dia.
      Uns resolvem brigar com tudo e todos. Tiram o dia para implicar sobre tudo e assim, o estragam. Pode até haver um belo dia ensolarado, mas a pessoa nem vai poder aproveitar já que, por dentro, o tempo está completamente fechado. É só reclamação atrás de reclamação. Todos estão errados, tudo está uma porcaria e nada presta. Uma pessoa que escolha viver o dia assim certamente vai odiar e, quando ele acabar, porque sempre acaba, o dia foi vivido pessimamente. Não foi um bom dia, mas uma tortura.
     Outros resolvem viver apenas tendo prazer atrás de prazer, sem nenhuma consideração consigo mesmos. Logo no início do dia tomam todas as bebidas e comem todas as comidas e logo caem, sem conseguir aproveitar o resto do dia. Ficam sem condições de continuar a usufruir o que têm pela frente. Não têm nenhum cuidado consigo próprios e terminam o dia antes da hora e de maneira indigna.
      Há aqueles que tiram o dia para prejudicar os outros. Querem passar a perna em todos, roubar tudo o que puderem, se apropriarem de tudo sem a menor consideração e, quem ousar atrapalhar, pode até ser morto porque ficou na frente. O dia chega ao fim e essas pessoas que fizeram tanto mal não ficam mais ricas nem melhores que ninguém. Para elas o dia acaba como para todas as outras pessoas. Suas puxadas de tapetes nos outros não as tornam mais poderosas.
     Também há pessoas que não fazem nada durante esse dia. Não saem para aproveitar nem para conversar com ninguém. Algumas nem levantam de suas camas e ficam esperando o dia acabar. Acordam no começo do dia e o terminam deitados e prostrados, vivendo um enorme sentimento de tédio. A vida passa e essas pessoas nem percebem, nem se dão conta.
     Há muitas outras maneiras de se viver mal o dia/vida. Felizmente, temos, na maior parte das vezes, chances de escolher como vamos viver, como vamos encarar o dia/vida à nossa frente. Podemos aproveitar bem ou podemos gastá-lo com coisas improdutivas. Fica a critério de cada um decidir como vai viver esse dia. Você vai vivê-lo ou desperdiçá-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário