sexta-feira, 23 de março de 2018

Pergunta de Leitora - Aprovação e Rótulo




Sou mulher e sou homossexual, mas não sou tão feminina, não uso roupas femininas e sim dadas como 'masculinas'' pela sociedade. Eu gosto do meu estilo, mas parece incomodar muitas pessoas, e não sei explicar, só digo que me visto como gosto e para mim a roupa não tem gênero. Queria saber se é obrigatório eu tentar me adequar ao padrão heteronormativo? Ser mais feminina, sendo que não me sinto bem usando certas roupas ou o corte de cabelo da moda. Isso seria androginia? Tem nome para minha forma de me vestir? Conheço apenas como uma expressão de gênero, um estilo. As vezes eu não sei o que vestir numa entrevista de emprego, mesmo sendo para uma loja descolada. E a dúvida de tantas e tantas vezes explicar para as pessoas que são apenas roupas. Até mesmo no meio LGBT ouvem-se ofensas tipo 'se veste assim porque quer ser homem' fora outras coisas piores. Algumas de nós são confundidas com homens. Já aconteceu comigo, mas quando eu soltei a voz e perceberam que eu era mulher a pessoa ficou sem ação, sem graça.


            Você é mulher e é também homossexual. Fala que a sociedade não te aceita e nem aceita a sua forma de se vestir e pergunta se deveria mudar seu estilo mesmo que não se sentisse bem de outra forma. A verdade é que não existe a mulher padrão, não há um jeito único de ser mulher, o que existe são as mulheres e cada uma com seu jeito e suas peculiaridades. Mesmo assim você insiste no rótulo porque pergunta que nome dou ao seu estilo. Sem perceber você procura se enquadrar em algo.
            Não tenho nome para a forma como você se veste. O estilo é seu e você faz aquilo que você quer e pode. A procura por um nome tem a ver com o fato de que nos sentimos inseguros quando não pertencemos a um grupo. Dentro de um grupo nos sentimos protegidos pelo “rebanho”. Até mesmo dentro do LGBT pode haver pressão para se ser de um jeito ou outro, também lá pode haver preconceito. Quem disse que homossexuais também não podem ser preconceituosos até mesmo uns com os outros?
            Por ter estilo próprio diferente da maioria, com certeza, chama atenção. Haverá olhares, viradas de cara e condenações. Se for realmente seu estilo, se for algo que te expressa de fato você poderá aprender a abrir mão da aprovação. Ninguém pode ser o que não é. Terá problemas ao longo do caminho da vida, é claro, assim como todos, cada um com sua natureza, mas os suportará e lidará com eles porque entenderá que é como você tem que ser. Se obtém aprovação ou não será de pouca importância.
            No entanto, se não for o seu estilo de fato precisa buscar se conhecer para não se forçar a ser o que não é. Só procura rótulos e aprovação quem não se permite ser quem é livremente ou não sabe de si. Vale a pena refletir sobre o que se passa consigo para saber lidar com suas angústias. A aprovação que você necessita não é encontrada fora, mas dentro de você mesma. A sociedade não pode dar aquilo que cabe a cada um construir internamente. Olhe para dentro e veja quem você quer e pode ser. A verdade é que você é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário