sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Pergunta de Leitora - Autoestima não é Vaidade




Tenho sérias dúvidas sobre autoestima e vaidade. Acho que todos devem ter uma autoestima, mas ao mesmo tempo tem que coloca-la sobre controle, senão vira uma vaidade. Quando a autoestima vira vaidade a pessoa fica insuportável e se achando melhor que todo mundo. Qual a linha limite entre autoestima e vaidade? Como podemos ter uma autoestima boa sem correr o risco disto virar uma vaidade? Tenho medo de estar trabalhando minha autoestima e estar, na verdade, incorrendo no puro orgulho.

            Autoestima e vaidade são duas coisas completamente diferentes e não tem como uma se transformar na outra. Autoestima deriva de um olhar saudável e humano que se pode ter de si mesmo, enquanto vaidade é uma forma de compensação ou mecanismo de defesa. Infelizmente, essas duas coisas são frequentemente confundidas, o que causa muito estrago.
            Na autoestima o que existe é a pessoa se permitir gostar de si mesma, respeitar seus limites e aprender com as experiências de vida. Quando uma pessoa é capaz de gostar de si mesma de forma honesta ela saberá se preservar bem melhor. Não aceitará qualquer relacionamento apenas por aceitar ou por medo da solidão, mas entenderá quais relacionamentos lhe fazem bem e os alimentará. Entenderá que não é melhor que ninguém, mas também verá que não é pior. Será mais justa consigo e por tabela com os demais. Para se ter uma autoestima é preciso um trabalho interno que vai ocorrendo à medida que a pessoa vai se autoconhecendo e se desenvolvendo. Ninguém nasce com uma boa autoestima. Ela precisa ser construída, desenvolvida e preservada.
            Já na vaidade o que acontece é a pessoa acreditar em falsas suposições de que é melhor do que os outros porque se possui determinadas características. A base da vaidade é sempre a comparação. O problema da comparação, em termos que concerne os aspectos pessoais, é que estabelece uma hierarquia de valores. Assim, se uma pessoa não tem uma determinada coisa é considerada menor ou com menos qualidade. Há inúmeras pessoas que precisam se cercar de coisas boas e belas não porque sabem apreciá-las, mas justamente porque vão se achar melhor desta forma. É triste constatar que um bom número de pessoas precisam ter isso ou aquilo senão se sentiriam por baixo.
            Então podemos ver que a autoestima depende do mundo interno e a vaidade do externo. Para a autoestima o que importa é o que é desenvolvido e preservado no interior de cada um e para a vaidade o quanto se possui, externamente, daquilo que é considerado desejado. Na vaidade a preocupação está sobre em se possuir o que é desejado pela grande maioria e na autoestima em descobrir o próprio desejo. Estas duas coisas até podem ser confundidas, porém compreender as suas diferenças é o que nos permite seguir o melhor caminho. E o melhor caminho é sempre aquele que nos transforma numa pessoa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário