sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Pergunta de Leitora - O Peso do Engano



Fui diagnosticada com síndrome do pânico e venho sofrendo desse mal há alguns anos. Em alguns momentos tenho medo de sair de casa. Acho que uma tragédia vai me acontecer e que não sobreviverei a ela. Ou o carro vai bater ou vou passar mal na rua e desmaiar, sempre acho que vou morrer ou ficar abandonada. Meu marido tem sido paciente comigo mas não sei até quando. Meus filhos já estão crescidos, ainda bem, mas perdi muito do desenvolvimento deles. Da minha filha não consegui nem ir na formatura. Perdi e estou perdendo muito da vida e não sei o que fazer. Já tomei tantos remédios mas nenhum me curou. A vida me é um peso de toneladas.

            Quando a vida se torna “um peso de toneladas” ela também perde o sentido, pois quem iria querer viver carregando um fardo sem a menor possiblidade de encontrar algo prazeroso e estimulante? O pânico que te domina tira todo o sabor e encanto que você poderia ter ao viver suas experiências e até agora tudo o que você fez para combater esse mal de nada adiantou. Está na hora de mudar, mas mudar de verdade.
            Você sente que uma tragédia está prestes a se abater sobre você e que irá lhe tirar a vida. Mas isso já aconteceu, só que não da forma que você esperava! Todos esses seus medos já tiraram pedaços da sua vida ao impedi-la de viver o momento e fazê-la desperdiçar coisas importantes. Mesmo assim você continua viva. Ao temer tanto pela sua integridade física acabou se descuidando da sua vida interna perdendo preciosos momentos.
            Ao sentir medo de ser aniquilada por algo externo fez com que você se retirasse da vida. Entretanto, você se engana com o que sente, acreditando que é real, que o perigo está lá fora. Nem sempre o que sentimos é verdadeiro e pede por uma avaliação para entender o que de fato sentimos. Sócrates, sábio filósofo grego, afirmou que o pior engano era o auto-engano e você parece ficar presa justamente a esse tipo de engano com sua síndrome de pânico.
            No seu caso não basta remédios, eles são apenas paliativos. Para você é necessário o saber do autoconhecimento que pode vir caso você se coloque em análise. A cura psicanalítica implica um cuidado consigo mesma e que você venha a significar as suas experiências de vida. Freud foi um gênio quando inventou a psicanálise que permitiu que as pessoas que sofressem de um mal sem nenhuma explicação orgânica encontrassem a cura através do autoconhecimento. Está na hora de se desapegar das toneladas e criar outras condições para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário