quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Pergunta de Leitora - O Passado Passou


Já faz mais de 15 anos que terminei minha faculdade e foi o melhor período da minha vida. Fiz amigos maravilhosos que relembro até hoje e de quem sinto muitas saudades. Só que todos seguiram em frente menos eu, pelo menos é assim que sinto. Queria tanto voltar ao tempo da faculdade onde éramos tão unidos e felizes. Parece que parei no tempo. Não namorei, não tive nenhuma conquista, nada de nada. Não há um único dia, sem exagero, que eu não acorde e não desejaria poder voltar o tempo. Ainda tenho amigos dos tempos de faculdade mas cada um deles está preocupado com sua própria vida e afazeres. Fico triste por mim. O que pode dizer?

            Um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer é não conseguir deixar o passado para trás. Quem fica, no presente, tentando reconstruir e repetir o passado perde muito em vida já que repetir algo já passado só tem como resultado frustração. Quem vive desta maneira só encontra prisão. Hoje você se encontra imobilizada pois não larga mão do que já passou e não se permite viver o que pode agora.
            Atualmente você busca encontrar no agora as alegrias e prazeres antigos, ou seja, você busca se repetir. Como um ator aprisionado em determinado ato cênico sem conseguir perceber que os personagens mudaram e ocupam posições e cenas novas. O apego ao passado lhe deixa repetitiva e cria uma expectativa irreal e que só leva ao padecimento. É também indicativo de um sentimento de onipotência muito intenso que faz quem o sente acreditar que pode controlar todas as mudanças e por tabela controlar a vida.
            Precisa entender porque não abandona mão dos prazeres passados e porque não acredita em poder construir novos prazeres. Será que você prefere valorizar a onipotência do que viver experiências reais? Será que prefere se alimentar de ilusões? Será que prefere acreditar que a vida acabou? Crescer significa abandonar fases já conquistadas para se abrir a uma nova fase desconhecida, que pode trazer toda uma gama de coisas importantes. Uma criança em crescimento precisa deixar para trás modos de viver antigos para viver novas maneiras mais eficientes. Uma universitária também precisa abandonar a universidade para viver o seu tempo presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário