segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Emoções de fim de ano



            Mais um ano que se vai e um novo que se aproxima. Apesar da passagem do ano ser algo marcado artificialmente pelo homem é inegável que causa um tremendo alvoroço nas emoções que sentimos. No meu trabalho clínico vejo muitos pacientes angustiados com o fim do ano, vivendo um verdadeiro turbilhão emocional.
            Muitos reclamam que a chegada do fim do ano traz lembranças tristes ao perceberem a passagem do tempo e ver que muitos sonhos e planos só ficaram na ilusão e não se tornaram realidade. Sentem uma perda por notarem que muitas vezes suas vidas não mudaram o quanto gostariam. Em resumo, sentem que fracassaram mais um ano.
            Quem se encontra assim é preciso refletir bem para começar o ano novo de forma mais leve a fim de enfrentar as frustrações de uma maneira mais saudável e mais proveitosa. É bom usar essa mudança de ano para se pensar em como a vida foi vivida nesse ano que se passou. Você viveu ou simplesmente deixou o tempo passar, sem você se comprometer consigo próprio? Vale a pena responder essa pergunta para saber como você vem vivendo. Caso perceba que deixou o tempo passar sem fazer nada por você, precisa aprender a ser mais diligente com sua vida. Lembre-se que se você nada fizer, as coisas não vão mudar sozinhas.
            Só que ser diligente e fazer planos exige que você seja realista, ou seja, que tenha os pés no chão e planeje coisas que você possa realmente conseguir. Não adianta nada desejar o impossível e esperar que ele aconteça só porque você assim quer. Viver assim é se frustrar. Então aí está o primeiro passo: vai precisar se mexer para tornar o que deseja e seja possível em realidade.
       São muitas as pessoas que não acreditam na própria capacidade de fazerem as coisas acontecerem e a vida melhorar. Um dos piores entraves é a mente que duvida de si mesma e do potencial que carrega. Muitos acreditam que as coisas tenham que lhes ser dadas e que elas sozinhas não podem conquistar nada e assim deixam tudo como está e viram vítimas. Desejo a todos que sonham, um fim de ano de proveitosas reflexões e que o ano que começa de boas realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário