terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pensamento

“O homem cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o homem sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Quando o homem e seu amigo desciam pela rua, o amigo perguntou:
- Ele sempre trata você com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente sempre foi assim.
- E você é sempre tão polido e amável com ele?
- Sim, procuro ser.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão grosseiro com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.”

           
         Criar um espaço dentro da mente que nos preserve é essencial. Toda hora nos deparamos com pessoas mal-educadas e até mesmo violentas que facilmente nos tiram do sério. Mas cair nisso é se mostrar fraco e deixar que outras pessoas, de fora, ditem como devemos reagir e sentir.
            À medida que criamos na mente um espaço onde possamos pensar verdadeiramente ficaremos menos vulneráveis ao que os outros nos fazem e agiremos de acordo com aquilo que consideramos mais correto e que seja melhor. Ao fazer isso nos tornamos também mais independentes, ou seja, contaremos mais com nossos recursos internos do que ficarmos dependentes das atitudes dos outros para conosco.
            É muito fácil reagir negativamente às grosserias dos outros. Seja no trânsito, no trabalho, na rua e até mesmo dentro das famílias. Se algo nos espeta já nos armamos até os dentes e mandamos tiros para todos os lados. Achamos, equivocadamente, que assim nos defendemos, mas isso só serve para trazer mais chateações, pois não resolve nada. Para começar a mudar essa situação é necessário que cada um de nós se proponha a criar em suas mentes esse espaço interno onde possam se preservar sem a necessidade de reagir impulsivamente e que possam escolher qual atitude então tomar. Isso é a verdadeira liberdade.

Um comentário:

  1. Acredito a arte da gentileza deveria ser ensinada e passada de geração a geração como algo de valor infinito.
    Lindo texto, parabéns!

    ResponderExcluir