sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pergunta de Leitora - Estraga-prazer


As pessoas não gostam da minha companhia. Acho até que me evitam a todo custo. Não sei porque. Até mesmo quem trabalha comigo não gosta de mim. Sei que fazem festas para as quais não sou convidada. Minha família também não me aprecia. Sou boa, nunca faço mal a ninguém. As pessoas tem prazer em me desafiar. Estou sempre sendo desafiada. Tudo o que eu falo me contradizem. Acham que eu sou muito crítica, mas na verdade sou realista. Será que eu tenho que ser falsa para ser querida? Não acredito num mundo onde eu tenha que ser falsa. Prefiro a solidão do que ter que ser falsa. O senhor não acha que estou certa?

            Sinhozinho Malta, personagem do ator Lima Duarte na novela Roque Santeiro (Globo, 1985), costumava terminar suas afirmações girando o pulso fazendo com que o relógio fizesse o barulho do chocalho de uma cascavel e com o bordão To certo ou to errado? Ele desafiava qualquer um que ousasse contradizê-lo e o tornava uma figura que não era querida pelos outros personagens. Será que os outros lhe desafiam ou você que os desafia?
           Você olha muito para as atitudes dos outros e parece não perder muito tempo em avaliar como suas ações podem ser responsáveis pelo o que está lhe acontecendo. Parece que você está muito mais interessada em confirmar suas opiniões do que realmente conversar com os outros. Tanto que você termina seu email para mim esperando minha concordância com sua opinião.
            Agindo desta maneira você se torna o que popularmente se chama de estraga-prazer. E quem vai querer convidar e se aproximar de alguém que é estraga-prazer e para quem o tempo está sempre fechado e nebuloso? Certamente ninguém.
          Não duvido de que você seja uma boa pessoa, mas precisa saber aprender a se relacionar. Para isso vai precisar largar mão do desejo que tem de desafiar os outros e de que os outros sempre concordem com o que você pensa. Enfim, vai ter que aprender a abrir o céu interno para ser mais convidativa para com os outros. Criticar pode ser sadio, mas é preciso saber a forma e a hora em que se faz a crítica. Criticar a torto e a direito lhe torna uma pessoa indesejável e não uma pessoa realista como você pensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário