sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Pergunta de Leitora - Sobreviver à Tempestades




Tenho uma filha adolescente de 16 anos e um dia a peguei beijando outra garota aqui em casa. Essa garota era sempre tida como uma grande amiga e quando vi a cena fiquei assustada, mas resolvi sair sem fazer nenhuma cena. Ela não sabe que eu sei. Não posso admitir, entretanto, que não tenha ficado chocada. Não sei como abordar esse assunto e o que falar. Nunca pensei que minha filha fosse ser homossexual. Meu marido nem desconfia. Estou numa situação sem saber o que fazer. O que pode me dizer?


            Quando os filhos crescem já é um choque. Aqueles que imaginamos que iriam permanecer crianças para sempre começam a desenvolver curiosidade sexual, bem como experimentar. Se fosse um menino que ela estivesse beijando você ficaria preocupada do mesmo jeito. O que mais aquele beijo poderia levar? Será que minha filha poderia engravidar? Não tem jeito, suas indagações viriam de qualquer maneira.
            Como você a viu beijando outra garota suas indagações correm agora para a questão da homossexualidade. Será que ela é homossexual? O que meu marido vai pensar? O que os outros poderão pensar? O que será que fiz de errado na educação dela? São tantas as dúvidas que os pais dos adolescentes ficam tão confusos quanto os próprios jovens.
            Porém, o que você viu? Sua filha beijando outra garota. Não sabemos mais nada além disso. Pode ter sido um único beijo, uma experimentação, uma fase, uma descoberta importante para as duas, o início de um relacionamento amoroso, etc. Podem ser tantas coisas. No entanto, o que sabemos é que agora cada vez mais sua filha terá a própria vida e não há muito o que você possa fazer a respeito. Impedi-la de viver e de se conhecer não a ajudará em nada. E se ela for homossexual, ela não continuará sendo a sua filha? Será que uma filha homossexual seria tão diferente assim de uma filha heterossexual?
            Agora, o que você pode fazer é sempre estar presente na vida dela, não de forma intrometida, mas estar disponível quando ela precisar de alguém de confiança, e acredite, ela vai precisar em algum momento. Todos os jovens precisam. O seu interesse é que sua filha seja quem ela puder vir a ser ou que ela seja um modelo de filha? A delicadeza você já tem, tanto que não fez cenas quando viu sua filha beijando uma menina, pode agora desenvolver a tolerância para suportar com dignidade todas as tempestades que os jovens, sejam eles como forem, sempre trazem. Ajude-se a ajudar a sua filha para o que ela precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário