segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A importância de ser como um bobo sábio




            O texto tão lindamente escrito e lido acima é claro e direto. Não necessita de explicação. Porém, como quase tudo que é límpido e óbvio acaba não sendo entendido porque para seu entendimento é necessário uma mente. Não a mente do intelecto que mensura tudo e compartimenta em várias caixas do saber, mas requer a mente que se sintoniza com a vida. A mente que se encanta e que de maneira curiosa se aproxima do mundo e do que ele nos desperta. Como falta gente boba nesse mundo!
            Lembrando que o bobo aqui do texto lido no vídeo acima é o sábio. Aquele que se permite viver de fato e não em ser esperto ou ir atrás de sucesso. Tanta gente se desperdiça e se esgota indo atrás de sucesso, em ser desesperadamente alguém, que vão vestindo roupas e mais roupas vistosas, mas que não lhe servem a contento. Ficam vestidos magnificamente, mas com vestimentas que trazem desconforto. Já o bobo/sábio prefere ficar nu. Assim consegue se ver melhor e entender o que precisa. Não põe em si qualquer coisa.
            O bobo/sábio deseja conhecer a vida e a conhecendo sente prazer. O esperto, que tanto domina nossa sociedade, que tanto é valorizado e imitado, deseja o prazer e com isso desconhece a vida. Tem que dominar tudo, tem que saber tudo e explicar tudo. Não há espaço para o desconhecido. Ele já está cheio, saturado. Uma mente saturada está repleta de conhecimentos e explicações, mas vazia de sentido. O bobo/sábio ri das coisas mais pequenas e acha graça na vida. O esperto não tem tempo para isso. Está extremamente ocupado em ganhar a vida, que na verdade já tem.
            Como seria bom se pudéssemos ser mais bobos. Até mesmo o amor seria mais possível. O amor nos deixa bobos, não nos deixa espertos. Quando amamos ficamos em estado de graça, bem longe dos cálculos dos espertos. Só que ser bobo traz dor. Quando nos abrimos podemos nos frustrar, nos magoar e ser magoado. Podemos dar com a cara na parede. Isso dificilmente ocorre com quem é esperto. Eles nunca batem de encontro a nada. Todo o caminho é calculado nos seus mínimos detalhes. Eles estão seguros, mas não vivem. Os bobos, por outro lado, estão vivendo, mas sem segurança. Chega uma hora que precisamos decidir se vamos ser bobos ou espertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário