segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Quando a Psicoterapia é Nociva




            No momento em que alguém procura ajuda psicoterapêutica é porque está sofrendo. Quando a vida se torna um peso e algo muito custoso é preciso mudanças que melhorem as perspectivas e a forma que se vive. Problemas, sofrimentos e adversidades todos têm e não há como se livrar disso tudo, mas a forma como vamos lidar com o que nos acontece pode ser trabalhada para que não tenhamos que pagar um alto preço que prejudique nossa qualidade de vida. Estar bem internamente é algo fundamental para vivermos apropriadamente. E por isso mesmo muita gente acaba procurando ajuda psicoterapêutica.
            Apesar de parecer bom algumas pessoas procurarem ajuda com algum psicoterapeuta isso pode ter um lado negativo. Afinal, nem tudo o que reluz é ouro como já diz o ditado. O perigo está no próprio psicoterapeuta e em sua formação. Infelizmente, há profissionais que mais fazem mal que bem e com isso geram toda uma variedade de prejuízos nocivos.
            Um bom profissional da psicanálise e psicologia é aquele que passa por uma formação extensa que exige muito mais do que apenas cursos e supervisões. Exige a própria análise pessoal. Sem ela o profissional é um completo cego, pois terá muitos núcleos dentro de si que não foram analisados a contento e que o impedirão de lidar de forma satisfatória com seus analisandos. Como um cego pode conduzir outro? Não dá, senão corre-se o risco de ambos caírem.
            Um profissional que não conta com sua experiência pessoal de análise pode prejudicar o analisando alimentando sua patologia ao invés de ajudar a pensar sobre ela. Há pacientes que ficam piores ao longo de suas terapias e que se tornam, por exemplo,  mais narcísicos e vaidosos ou mais intolerantes e fazendo uso frequente de diversas defesas que embotam a vida. Nesses casos a psicoterapia tornou-se um vínculo patológico e não algo a favor do crescimento e desenvolvimento. Vemos que a relação psicoterapêutica pode ter uma natureza nociva também, dependendo da dupla que se forma entre analista e analisando.
            Ao contrário do que muitos acreditam nem toda psicoterapia é benéfica. É importante que se veja qual o vínculo predominante entre um analista e um analisando. Pode até haver boas intenções, porém recorrendo a outro antigo e verdadeiro ditado popular: o inferno está repleto de boas intenções. Não é porque duas pessoas se encontram num consultório com regularidade que algo bom está acontecendo. Pode estar ocorrendo apenas enganos e prejuízos.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário